Atentado nas Filipinas: polícia diz que grupo terrorista Abu Sayyaf é o autor da explosão. A polícia das Filipinas diz ter encontrado o que eles acreditam ser componentes da bomba que causou uma explosão mortal na cidade de Davao, sul do país, na sexta-feira à noite. Eles suspeitam que o grupo extremista muçulmano Abu Sayyaf esteja por trás do ataque.
O chefe da polícia nacional, Ronald Dela Rosa, fez o anúncio em uma entrevista coletiva no sábado.
O atentado ocorreu em um mercado noturno, deixando pelo menos 14 mortos e 67 outros feridos.
O grupo terrorista Abu Sayyaf, ligado ao Estado Islâmico, emitiu uma declaração reivindicando a responsabilidade pelo ataque.
A declaração do Abu Sayyaf ameaça com novos ataques, fazendo com que a polícia e os militares aumentem a segurança em Davao, na capital Manila e em outros lugares.
O Presidente, Rodrigo Duterte, visitou o local do ataque no sábado e disse aos repórteres que é seu dever proteger as Filipinas. Ele declarou estado nacional de ilegalidade, comprometendo-se a implementar policiais e militares na criação de postos de controle e conduzir patrulhas em todo o país para rastrear terroristas e prevenir outro ataque.
Duterte foi o prefeito de Davao, na ilha de Mindanao, antes de tornar-se presidente, no final de junho. No mês passado, ele ordenou aos militares para destruírem o grupo terrorista Abu Sayyaf.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















