Relatório das Forças de Auto Defesa do Japão expressa preocupação com a China. O governo japonês expressou forte preocupação no Relatório da Defesa deste ano sobre as crescentes atividades marítimas da China nas águas em torno do Japão.
O relatório anual foi submetido a uma reunião do gabinete na terça-feira, cita a primeira entrada de um navio da marinha chinesa em uma zona contígua às águas territoriais do Japão, perto das Ilhas Senkaku, em junho. As ilhas, no Mar da China Oriental, são controladas pelo Japão, mas são reivindicados pela China e Taiwan. O Japão as mantém como parte inerente do seu território.
O documento também observa que aumentou o número de aviões de interceptação enviados contra aeronaves militares chinesas, e apela a uma estreita vigilância sobre as crescentes atividades de aviões chineses perto das Senkakus.
O relatório adverte que a China continua com seu comportamento arrogante, incluindo tentativas de mudar o “status quo” pela força, e que o país tomou a posição de realizar suas reivindicações unilaterais sem compromisso.
Em relação à Coreia do Norte, o relatório diz que Pyongyang pode já ter conseguido miniaturizar ogivas nucleares, e que é cada vez mais provável que o país já tenha mísseis balísticos que podem atingir o Japão, salientando que o programa nuclear da Coréia do Norte se tornou uma grave e iminente ameaça para a região, incluindo o Japão, bem como a comunidade internacional.
O relatório afirma que a legislação nacional de segurança, implementada em março, é de importância histórica, dizendo que as leis são projetados para fortalecer aliança do Japão com os Estados Unidos e o seu poder de dissuasão.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

