Reator nuclear de Ikata será reiniciado esta semana. Os trabalhadores da usina nuclear de Ikata, Província de Ehime, no oeste do Japão, estão envolvidos na inspeção final das hastes de controle antes do reinício, planejado para sexta-feira.
A planta de Ikata será a terceira a ser reiniciada sob novas regras adotadas após o acidente nuclear de Fukushima Daiichi em 2011.
Inspetores da Autoridade Reguladora Nuclear, também estão participando das verificações finais, na quarta-feira, no reator número 3 da usina, operada pela Shikoku Electric Power Company.
Os controlos incluem a confirmação se 16 hastes de controle podem funcionar corretamente no reator. Elas são projetados para operar automaticamente durante um terremoto e outras emergências.
Se a inspeção não encontrar problemas, o reator será reiniciado na sexta-feira, puxando para fora as hastes de controle. O operador pretende começar a gerar e distribuir eletricidade 3 dias depois.
A empresa havia previsto, inicialmente, o reinício para o final de julho. Mas problemas com uma bomba de refrigeração causou o atraso.
Dois reatores da central nuclear de Sendai, na província de Kagoshima, sul do Japão, já retomaram a geração de energia.
O regulador também aprovou o reinício de 2 reatores na usina Takahama, na Província de Fukui, Japão central. Mas uma liminar suspendeu sua operação.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















