Japão posta vídeo de navios chineses perto das Ilhas Senkaku. O governo japonês postou um vídeo on-line de navios chineses que entraram em águas territoriais do Japão, em torno das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do japonês. China e Taiwan também reivindicam sua posse.
O governo carregou o vídeo na segunda-feira nos sites do Ministério das Relações Exteriores do Japão e da Guarda Costeira.
A filmagem foi feita pela Guarda Costeira entre 05 e 09 de agosto, mostrando uma frota de navios do governo chinês e barcos de pesca que navegam em torno das ilhas Senkaku, também mostra um navio de patrulha da Guarda Costeira japonesa recomendando aos navios do governo chinês que entraram nas águas para deixar a área.
As embarcações do governo chinês têm estado cada vez mais ativos em torno das ilhas Senkaku este mês, invadindo várias vezes as águas territoriais do Japão durante um período de 5 dias.
Os navios não foram vistos nas águas japonesas desde 10 de agosto, mas ainda estão navegando na zona contígua, do lado de fora.
Ministério das Relações Exteriores do Japão apresentou protestos ao governo chinês, por várias vezes. A Guarda Costeira japonesa está aumentando sua vigilância na área.
O governo japonês, aparentemente, lançou o vídeo em uma tentativa de mostrar ações unilaterais da China que possam aumentar as tensões. O governo também pode estar tentando convencer a China a exercer a auto-contenção.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am