Japão: Governador busca a suspensão de reatores nucleares. O novo governador da Província de Kagoshima vai solicitar, na sexta-feira, que o operador da usina nuclear suspenda o seu funcionamento, a fim de re-verificar a sua segurança.
Os 2 reatores na usina do sudoeste do Japão foram religados no ano passado, pela primeira vez sob a nova regulamentação do governo.
Satoshi Mitazono planeja solicitar a suspensão da usina de Sendai em uma reunião com altos funcionários da Kyushu Electric Power Company.
Ele também vai pedir o operador divulgue todas as informações, em sua totalidade, em caso de acidente e promover energias renováveis.
Mitazono ganhou a eleição no mês passado. Ele insistiu em sua campanha eleitoral que a usina deve ser temporariamente interrompida para rechecagem de segurança, uma vez que há crescentes preocupações entre os moradores, desde os terremotos de abril, na província vizinha de Kumamoto.
Após tomar posse, Mitazono visitou a cidade de Satsumasendai, onde a usina está localizada, verificando as medidas de evacuação a serem implementadas para os residentes em caso de um desastre nuclear. Ele também estudou o momento certo para pedir a suspensão da usina e o conteúdo específico do seu pedido.
A Kyushu Electric Power tem planos para suspender os 2 reatores para inspeções regulares. O número um vai ser desligada em outubro e o número dois em dezembro.
Os Governadores não têm autoridade legal para ordenar o desligamento dos reatores. A atenção está focada em como a empresa vai reagir ao pedido de Mitazono.
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
















