Japão e Filipinas: Cooperação no Mar do Sul da China. O ministro do Exterior do Japão, Fumio Kishida, disse ao novo presidente das Filipinas que Tóquio apoia a posição do seu país sobre a questão controversa no Mar do Sul da China.
As Filipinas estão em disputa com a China sobre o território na área.
Kishida manteve conversações com Rodrigo Duterte, pela primeira vez, na quinta-feira. O encontro se deu em Davao, na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas. Após a reunião seguiu-se uma discussões entre Kishida e seu colega, Perfecto Yasay.
Kishida disse ao presidente que as disputas territoriais no Mar da China do Sul devem ser resolvidas por meios pacíficos, de acordo com o direito internacional.
Kishida também discutiu os avanços da China, no Mar da China Oriental, e procurou a compreensão e a cooperação das Filipinas para a posição do Japão.
O chanceler japonês referiu-se às repetidas intrusões da China em águas japonesas, perto das ilhas Senkaku, nos últimos dias.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês as considera como parte inerente de seu território. China e Taiwan também reivindicam sua posse.
Duterte expressou sua opinião de que as disputas territoriais com a China devem ser resolvidos com base na decisão do mês passado pelo Tribunal Internacional de Arbitragem, em Haia. O tribunal negou as reivindicações da China sobre o Mar da China Meridional.
Kishida e Duterte acordaram que seus países irão trabalhar juntos para chegar a uma solução para a questão do Mar do Sul da China.
Duterte assumiu o cargo em junho. O encontro com Kishida é o seu primeiro com um ministro japonês.
- Japão vai proibir uso de baterias móveis dentro de aviões - 18 de fevereiro de 2026 8:31 pm
- Exportações do Japão aos EUA caem pelo segundo mês seguido - 18 de fevereiro de 2026 8:24 pm
- EUA condicionam devolução da base de Futenma a pista maior - 18 de fevereiro de 2026 8:19 pm




















