Japão adverte navios chineses para o cumprimento da lei. Oficiais de Guarda Costeira do Japão têm alertado navios chineses a não realizarem quaisquer atividades ilegais dentro de águas japonesas, ao largo das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
A Guarda Costeira relata que 5 navios do governo chinês descarregaram pequenos barcos de pesca, para permitir que a tripulação continuasse suas atividades, a ação ocorreu dentro da zona econômica exclusiva do Japão. em águas territoriais ao largo da Ilha Kuba, nas Ilhas Senkaku, desde antes do meio-dia até à noite de terça-feira.
Oficiais da Guarda Costeira reportam que os tripulantes são susceptíveis de serem inspecionado, assim como os navios de pesca, no âmbito do cumprimento de suas funções.
Eles dizem que o Japão emitiu avisos para as tripulações chinesas por alto-falantes e contatos de rádio, dizendo que a pesca em águas japonesas é inaceitável.
Os navios chineses não responderam. Seus barcos pequenos, mais tarde, voltaram para os navios-mãe.
A Guarda Costeira do Japão continua sua vigilância nas águas onde muitos barcos de pesca chineses e navios de Estado se reúnem.
O Japão controla as ilhas Senkaku como seu território inerente. China e Taiwan também reivindicam as ilhas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am