Japão adverte cidadãos na China para ter cautela, com o aumento das tensões. A Embaixada do Japão na China está pedindo aos seus cidadãos para prestarem mais atenção à sua segurança, pois o aumento das tensões territoriais podem exacerbar sentimentos anti-japoneses.
O aviso da embaixada cita o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial em 15 de agosto e outras duas datas em setembro, que marcam eventos-chave na história entre China e Japão, acrescentando que alguns incidentes de assédio a cidadãos japoneses na China têm sido relatados, embora não tenham havido sinais de uma recorrência dos protestos anti-japoneses violentos de 2012.
Os sentimentos anti-japoneses estão em alta entre muitos chineses, que acreditam que Tóquio nunca demonstrou, realmente, arrependimento por sua brutal invasão e ocupação de grande parte da China, na década de 1930 e 1940.
Esses sentimento aumentam de tempo em tempo, muitas vezes associados a eventos que cercam as ilhas do Mar da China Oriental controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China.
O ministro das Relações Exteriores do Japão convocou o embaixador da China esta semana e apresentou um protesto sobre o aumento do número de navios chineses em águas próximas às ilhas, chamado de Senkaku pelo Japão e Dialoyou pela China.
Pequim também manifestou preocupação com as visitas programadas, por membros do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe, ao Santuário Yasukuni em Tóquio, que homenageia os japoneses mortos na guerra, entre eles criminosos de guerra.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am