EUA preocupados com a atividade chinesa perto das Ilhas Senkaku. Os EUA reportam que se opõe a qualquer ação unilateral que vise minar a administração das ilhas Senkaku pelo Japão, no Mar da China Oriental.
Falando a repórteres na quarta-feira, a Diretora do Gabinete de Imprensa do Departamento de Estado dos EUA, Elizabeth Trudeau, disse que Washington está preocupado com o aumento das embarcações da guarda costeira chineses nas imediações das ilhas.
O Japão controla as ilhas Senkaku. O governo japonês sustenta que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão. China e Taiwan também reivindicam a posse das ilhas.
Trudeau reiterou a posição dos EUA de que as ilhas têm estado sob administração japonesa, e que se inserem no âmbito do tratado de segurança EUA-Japão de 1960.
Ela expressou a oposição dos EUA a qualquer ação unilateral que tente minar a administração das ilhas do Japão.
Um dia antes, Trudeau disse que o governo dos EUA estão em estreita comunicação com o Japão e acompanham a situação em torno das ilhas Senkaku.
Na entrevista de quarta-feira, ela usou uma linguagem mais forte em uma aparente advertência a China.
Desde a semana passada, os navios do governo chinês entraram, repetidamente, em águas territoriais japonesas que cercam as ilhas. Na quarta-feira, 7 navios do governo chinês foram vistos na zona contígua, fora das águas japonesas ao largo das ilhas Kubashima e Uotsuri nas Ilhas Senkaku.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am