China elogia esforços japoneses no resgate no Mar da China Oriental. A China elogiou os esforços do Japão no resgate após a colisão entre um barco de pesca chinês e um navio de carga grego, perto das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
A Guarda Costeira do Japão reporta que a colisão ocorreu em alto-mar a 67 km a noroeste da Ilha de Uotsuri, nas Ilhas Senkaku, na quinta-feira de manhã.
Acredita-se que o barco de pesca, transportando 14 pessoas, tenha afundado logo após a colisão. Um navio de patrulha japonês resgatou 6 deles. Outras 8 pessoas continuam desaparecidas.
Uma porta-voz do Ministério do Exterior da China, Hua Chunying, emitiu um comunicado, na quinta-feira à noite. Revelou que 6 chineses foram resgatados. Ela também elogiou o Japão por sua cooperação e espírito humanitário.
Hua destacou que navios governamentais chineses estão procurando as pessoas desaparecidas.
As embarcações do governo chinês e barcos de pesca têm aumentado as suas atividades ao largo das ilhas Senkaku, neste mês, invadindo várias vezes as águas territoriais japonesas.
Um comentário on-line na China pergunta por que um navio japonês, e não uma embarcação chinesa, resgatou as 6 pessoas.
Observadores dizem que o comunicado de Hua é, parcialmente projetado, para facilitar críticas internas da resposta do governo à colisão, salientando os esforços de resgate chineses também.
O Japão controla as ilhas Senkaku. O governo japonês sustenta que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão. China e Taiwan também reivindicam sua posse.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















