Vietnam prende dezenas em protesto anti-China em Hanoi. Dezenas de vietnamitas foram presos no domingo, quando se reuniram em um protesto anti-China, no centro de Hanoi, quando procuravam por apoio para a decisão do Tribunal Internacional de Justiça, rejeitando as reivindicações de Pequim no Mar da China Meridional.
Cerca de duas dezenas de pessoas vieram de ônibus e se concentraram em torno do marco Hoan Kiem na capital, mesmo antes de eles começarem o protesto. Houve forte presença policial ao redor do lago, com carros sendo proibidos de trafegar em torno dele.
A manifestação foi organizada pelo grupo No-U em Hanói, que se opõe às reivindicações expansiva da China no Mar da China Meridional. O protesto aconteceu depois que o Tribunal Internacional de Justiça de Haia proferiu sentença em favor das Filipinas, que, em conjunto com o Vietnã, é um dos demandantes na disputa territorial no Mar do Sul da China.
As autoridades comunistas do Vietnam reprimiu tais protestos no passado, temendo que possam agitar a dissidência.
A China rejeitou a decisão do tribunal e recusou-se a participar do julgamento.
O tribunal da ONU decidiu que a China violou o direito marítimo internacional, especificamente direitos marítimos das Filipinas, através da construção de ilhas artificiais que destruíram recifes de coral e por interromper a exploração de pesca e petróleo.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















