24 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 7:51: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Grupo brasileiro declara lealdade ao Daesh (Estado Islâmico) pela primeira vez na América Latina

Grupo brasileiro declara lealdade ao Daesh (Estado Islâmico) pela primeira vez na América Latina. Um grupo extremista muçulmano brasileiro declarou apoio à organização terrorista Daesh (Estado Islâmico) através de um canal do aplicativo de mensagens Telegram, informou nesta segunda-feira (17) a organização que monitora atividades ligadas aos jihadistas na internet, SITE Intel Group.

De acordo com esta entidade, o grupo brasileiro, que se auto-denomina Abu Bakr al-Baghdadi, usou o seu canal no Telegram para promover propaganda do Daesh e jurar lealdade ao seu líder Abu Bakr al-Baghdadi.

Numa das mensagens, o grupo teria dito que “se a polícia francesa é incapaz de impedir ataques na França, então o seu treinamento para a polícia brasileira tampouco irá servir [para impedir ataques no Brasil]”.

Vale lembrar ainda que, no âmbito dos preparativos para a segurança dos Jogos Rio 2016, policiais brasileiros receberam treinamento de agentes da unidade da polícia francesa responsável pelas ações antiterrorismo na França (RAID).

O SITE destacou ainda ter sido este o primeiro caso de apoio abertamente declarado ao Daesh na América Latina. Além disso, chama a atenção o fato de a lealdade ter sido anunciada às vésperas dos Jogos Olímpicos no Rio e pouco tempo depois da abertura no Telegram da versão brasileira do grupo “Nashir” – uma conta para a troca de informações sobre o Daesh.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img