Filipinas rejeita conversações bilaterais com a China. O secretário das Relações Exteriores das Filipinas recusou a oferta da China para manter conversações que não abrangem a decisão do Tribunal Internacional de Justiça.
O Tribunal de Arbitragem em Haia rejeitou, na terça-feira, as alegações de Pequim de reivindicar quase todo Mar da China Meridional. A China rejeitou a decisão.
O secretário de Relações Exteriores da Filipinas, Perfecto Yasay, comentou durante uma entrevista com uma emissora de TV local, nesta terça-feira, dizendo que se reuniu como o Ministro do Exterior chinês, Wang Yi, paralelamente à Reunião Ásia-Europa, no último fim de semana, em Ulan Bator, Mongólia.
Yasay disse que Wang propôs negociações bilaterais “à margem” e “sem respeitar” a decisão do Tribunal Internacional de Arbitragem. Yasay respondeu, salientando que a oferta era incompatível com o interesse nacional das Filipinas.
Ele também instou a China a cumprir a decisão do Tribunal.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am