Comitê Olímpico Internacional libera atletas russos para competirem no Rio. O Comitê Olímpico Internacional decidiu permitir que os atletas russos possam competir nos Jogos do Rio, no próximo mês, sob estritas condições.
O COI divulgou um comunicado no domingo, após a sua diretoria ter realizado uma teleconferência. A reunião aconteceu depois que a Agência Mundial Anti-Doping apresentou um relatório sobre o programa de doping, patrocinado pelo Estado da Rússia.
A declaração diz que atletas russos devem passar por testes de doping internacionais confiáveis, além dos realizados na Rússia.
O comunicado diz também que o COI não aceitará a entrada de atletas russos que tenham sido sancionados por doping.
O COI irá liberar até 27 modalidades individuais, exceto atletismo, para decidir se permitirá aos atletas russos participarem de eventos, de acordo com suas próprias regras.
A Associação Internacional de Federações de Atletismo já decidiu proibir atletas de atletismo russos de participarem nos Jogos.
As federações desportivas individuais têm mais 10 dias para decidir quais os atletas da Rússia serão autorizados a competir no Rio antes da abertura dos Jogos.
O Presidente do COI, Thomas Bach, disse que a diretoria tomou sua decisão, buscando um equilíbrio entre a responsabilidade coletiva e a justiça individual.
Mas comitês olímpicos nacionais em muitos países, exceto a Rússia, opõe-se à participação da equipe russa nos Jogos do Rio.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am