China fará vigilância aérea com caças sobre o Mar da China Meridional. A China disse que bombardeiros e aviões caça de reconhecimento de sua força aérea, recentemente, realizaram patrulhas no espaço aéreo sobre os recifes Scarborough, no Mar do Sul da China.
Um porta-voz da força aérea chinesa fez o anúncio na segunda-feira, acrescentando que a China irá realizar tais patrulhas sobre o Mar do Sul da China regularmente.
Os recifes Scarborough ficam cerca de 200 quilômetros a oeste da ilha filipina de Luzon e está, efetivamente, sob controle chinês desde 2012.
Na terça-feira da semana passada, O Tribunal Internacional de Justiça em Haia determinou que a reivindicação da China, para a maior parte do Mar do Sul da China, não tem base legal. Foi a decisão final, em um processo movido pelas Filipinas. A China rejeitou a decisão.
Na sexta-feira, a China anunciou o envio de 2 navios de suprimentos, de 20.000 toneladas para o Mar do Sul da China.
Um exercício de 3 dias da marinha chinesa começa na terça-feira, ao largo da costa da ilha chinesa de Hainan. O governo chinês diz que está fechando uma parte do Mar do Sul da China para o exercício.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am