Pedidos de aconselhamento sobre o assédio maternidade bateu recorde no Japão. O número de casos que procuraram o aconselhamento das autoridades de trabalho sobre o chamado assédio maternidade no local de trabalho, no Japão, atingiu uma alta recorde de 4.269 casos, no ano fiscal de 2015, encerrado em 31 de março de 2016, um aumento de 19% em relação ao ano anterior, segundo o governo.
O aumento acentuado do número indica que mais trabalhadores do sexo feminino estão elevando, abertamente, suas vozes de modo que suas empresas terão que resolver o problema, uma vez que o assédio maternidade ganhou reconhecimento como uma questão que deve ser abordada, disse um funcionário do Ministério do Trabalho na quarta-feira.
Caso uma mulher seja tratada injustamente por sua empresa, dizendo a ela que teria que sair ou seria rebaixada de cargo, dentro do ano de sua gravidez ou parto é considerado assédio de maternidade, em princípio, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. O ministério definiu os critérios, em março do ano passado, para julgar os casos que possam ser definidos como assédio.
Dos 4.269 casos, 2.650 foram relacionados a tratamento injusto aos trabalhadores, atribuído ao casamento, gravidez ou parto, o que é proibido sob a lei do país, para assegurar a igualdade de oportunidade de emprego para homens e mulheres.
Os casos restantes estavam relacionados a tratamento injusto ligada à licença parental.
O número de casos em que as agências governamentais emitiram ordens para as empresas corrigirem a situação subiu para 84, em comparação com o ano passado, entre 20 e 30 casos.
Enquanto isso, mais homens estão procurando o aconselhamento em razão da licença parental, com o número de casos de consulta duplicando em relação ao ano anterior, para 61. O número indica um aumento de casos de assédio contra os homens, na esperança de participarem ativamente na criação dos filhos, o que é chamado de “assédio paternidade.”
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















