Okinawa: marinha dos EUA suspende a proibição de bebida alcoólica. A Marinha norte-americana suspendeu a proibição, temporária, de consumo de bebida alcoólica para os 18.600 marinheiros no Japão, nesta sexta-feira, depois que um oficial sênior disse que pessoal tinha mostrado o entendimento que o mau comportamento, gerado pelo álcool, pode prejudicar as relações com a comunidade japonesa.
A proibição de consumir bebidas alcoólicas foi imposta há 11 dias, depois que a polícia japonesa prendeu uma marinheira dos EUA na ilha de Okinawa, por estar dirigindo embriagada e, na sequencia, causando um acidente que feriu duas pessoas.
Este incidente aconteceu quando as forças norte-americanas estavam tentando reparar as relações com o Japão, depois que um funcionário civil norte-americano foi preso por suspeita de assassinar uma mulher de 20 anos e abandonar seu corpo.
“A restrição temporária sobre o álcool não se destinava a ser um castigo, e nem tinha a intenção de ser permanente”, disse o contra-almirante Matthew Carter, comandante da Marinha EUA no Japão, em um comunicado.
“Nós tivemos esta pausa para treinar e refletir sobre os perigos do abuso do álcool”, disse ele.
Os marinheiros serão autorizados a consumir álcool nas bases norte-americanas e em suas residências, mas não em bares fora da base.
A raiva entre os moradores de Okinawa pela forte presença militar dos EUA ameaça destruir o plano de realocação da base aérea de Futenma para uma parte menos populosa da ilha, um plano acordado em 1995, após o estupro de uma estudante japonesa por militares norte-americanos, que provocou enormes manifestações.
O governador de Okinawa e muitos moradores querem os Marines fora da ilha. Uma manifestação contra a presença militar dos EUA, prevista para domingo na capital Naha, pode atrair milhares de pessoas.
- Vozes brasileiras celebram diversidade cultural no Japão com Nina Nicolaiewsky e Pedro Iaco no programa O Sul em Cima edição 32/2025 - 24 de outubro de 2025 12:32 am
- Surto de gripe aviária atinge granja em Hokkaido - 23 de outubro de 2025 8:51 am
- Banda amazonense Treme Terra celebra 30 anos com forró e novos projetos - 23 de outubro de 2025 8:16 am