4.8 C
Kóka
segunda-feira, 22 dezembro, 2025 6:13: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Meninas nepalesas tiram fotos de todas as coisas que elas não podem tocar durante a menstruação, devido a tabus

spot_img

Meninas nepalesas tiram fotos de todas as coisas que elas não podem tocar durante a menstruação, devido a tabus. O estigma em torno da menstruação, no Nepal rural, pode resultar em má-saúde e falta de educação básica para as mulheres, mas 7 meninas Sindhuli têm lutado contra isso – com a fotografias.

Adolescentes nepalesas de Sindhuli, 130 quilômetros a sudeste de Katmandu, tiraram fotos para documentar as restrições impostas sobre elas durante seus períodos menstruais, como parte de uma campanha de caridade da WaterAid, desafiando os tabus e melhorando o saneamento do sexo feminino.

Todos os meses no Nepal, as meninas são separadas das suas famílias, proibidas de olhar para o sol, tocar frutas e flores e até mesmo ficar em suas próprias casas. No Nepal, meninas durante os seus períodos menstruais são consideradas “impuras” ou “contaminadas”.

A tradição é chamado Chhaupadi, popular em comunidades hindu ocidentais-nepalesas, é comum que as meninas sejam excluídas da interação familiar entre 6 a 10 dias, o parto também pode resultar em uma exclusão de 10 dias.

Isso vem de uma superstição de impureza, com a lógica de que, se as mulheres tocarem as coisas vão passar essa impureza e transmitir má-sorte ou doença. As mulheres são impedidas de consumir carne, leite, frutas e legumes pelo medo de que sua menstruação vá estragar o produto.

Em vez disso elas são forçados a viver apenas de arroz, sal e alimentos secos. Esta é uma imputação que pode ser prejudicial para a formação física e mental das meninas, prejudicando seu papel na comunidade. Essa tradição Chhaupadi foi proibida pelo Supremo Tribunal do Nepal em 2005, no entanto, ainda é comum em comunidades rurais.

Manisha, 14 anos, que participou do projeto, explicou as limitações colocadas sobre ela quando começou seu primeiro período menstrual: “Eu fiquei na casa de outra pessoa durante o meu primeiro período. Não tinha permissão para ir a escola e, além disso, também não tinha permissão para até mesmo ler um livro. Era uma crença errada de que não devemos estudar durante a menstruação ”

As meninas, que nunca tinha usado uma câmera antes, foi dada a oportunidade de expor seus trabalhos na comunidade, aos seus amigos e familiares, a fim de facilitar a discussão em torno de tabus menstruais. Dando às meninas uma voz, em um país onde 58% das mulheres são analfabetas.

Barbara Geada, presidente-executiva da WaterAid compartilha as motivações da instituição de caridade para realizar o projeto: “O silêncio e o estigma que cercam a menstruação colide com as vidas cotidianas das meninas. Além disso, quando não há banheiros privados e seguros nas escolas, as meninas muitas vezes faltam durante a menstruação, ou abandonam por completo quando atingem a adolescência. Sem nenhum lugar para uma limpeza higiênica ou absorventes íntimos, mulheres e meninas também correm o risco de infecção.”

“Ser capaz de lidar com a menstruação de uma forma higiênica e digna é fundamental para o bem-estar das mulheres. Isso faz com que se sintam capazes de desempenhar um papel pleno na sociedade, não importa em que época do mês “.

nepal1.jpg

Sushma Diyali, 15: “Esta é a imagem do espelho e pente que uso em minha casa. Na nossa sociedade, quando as meninas tem sua primeira menstruação não estão autorizadas a olhar para espelhos ou pentear os cabelos. Eu e minha família não seguimos esta tradição, achamos que espelhos e pentes são os meios de limpeza e como um seres humanos, é muito importante ficar limpo e saudável. Se minhas amigas, assim como eu, puderem crescer em um ambiente onde não há limitações sobre a menstruação e receberem mais apoio das famílias, elas poderão se libertar e explorar um maior potencial e as oportunidades ao seu redor, é o que eu penso.” (WaterAid)

nepal2.jpg

Sushma Diyali, 15,: “Este é banheiro das meninas da nossa escola. Estamos necessitando, urgentement, de um vaso sanitário. O que usamos não é adequado. Se alguém estiver lá dentro, outra pessoa tem que esperar fora segurando a porta para ela. Devido à falta de latrinas em nossa escola, temos que esperar uma longa fila. Isso é muito problemático para nós e estamos precisando de vasos sanitários para as meninas.” (WaterAid)

nepal3.jpg

Manisha Karki, 15,: “Esta é a imagem do riacho onde venho tomar banho e lavar minhas almofadas íntimas. Nesta imagem há uma pilha de almofadas que eu usei, e cliquei esta imagem momentos antes de começar a lavá-las, durante nossa menstruação é muito embaraçoso lavarmos nossas almofadas usadas em um lugar público, portanto, procuramos locais próximos a riachos isolados para lavar nossas almofadas e tomarmos banho.” (WaterAid)

nepal4.jpg

Rabina Budhathoki, 15: “Eu tinha ido recolher grama e lenha quando tive minha primeira menstruação, cliquei esta imagem por lembrar uma memória particular, minha, nunca soube que menstruação sangrava, então, quando eu comecei a sangrar pela primeira vez, fiquei assustada e apavorada. Não havia ninguém para me ajudar, não sabia como usar as almofadas e tinha dificuldade em lidar com as mudanças dentro de mim. É por isso que eu tento ajudar as meninas mais jovens, que parecem tão confusas quanto eu, quado tive minha primeira menstruação, digo-lhes para se concentrar em limpeza e higiene “(WaterAid)

nepal5.jpg

Bandana Khadka, 15: “Esta é a cena que vejo todas as manhãs, quando fico de frente para o leste, esse cenário reflete as montanhas e picos, juntamente com o belo nascer do sol, que é visível da minha casa É muito bom ser banhada pelo sol da manhã. Quando tive a minha primeira menstruação, não tinha permissão para olhar o sol diretamente. Mas, apesar disso, eu olhei para ele e nada aconteceu. Enquanto estudava, o nosso professor nos ensinou que existe algo chamado vitamina dos raios do sol, vitamida D, e a recebemos através dos raios solares. Quando fiquei sabendo disso, percebi que não deveria ser mantida trancada em nossos quartos durante a primeira menstruação “. (WaterAid)

nepal6.jpg

Bandana Khadka, 15: “Esta é a minha mãe e irmã, minha mãe está alimentando minha irmã com tanto amor, e ela me ama também. No entanto, durante o meu ciclo menstrual tenho que ficar separada … e comer longe dela. Quando ninguém me toca, sinto que não sou amada. Precisamos de muito amor e apoio durante a menstruação, mas, quando estou separada e sendo tratada como uma intocável, não sinto o amor da minha mãe nem do meu pai, sinto somente o ódio. Sinto-me triste ser tratada dessa maneira. ” (WaterAid)

nepal7.jpg

Bisheshta Bhandari, 15: “O lugar, destaque na imagem, é o onde eu costumava me lavar durante a minha primeira menstruação. Minha irmã Shristi está lavando o rosto nesta foto. Quando tive minha primeira menstruação, fiquei na casa de outras pessoas, pois nós não somos autorizadas a ficar em nossa própria casa. A casa onde fiquei durante a minha primeira menstruação dista cerca de 15 minutos de distância da minha própria casa. Nós meninas adolescentes estamos mais seguras com os nossos próprios pais, seja durante a menstruação ou não. Além disso, durante menstruação, precisamos de cuidado extra e apoio de nossos pais. Quando temos de ficar fora de casa, durante sete dias, pode não ser seguro. Portanto, quaisquer meninas adolescentes precisam ficar com seus pais para ficarem a salvo e seguras. (WaterAid)

nepal8.jpg

Sabina Gautam, 15: “Nesta foto minha mãe está cortando mamão. Em nossa comunidade, há uma crença de que durante a menstruação não devemos comer mamão, mas eu gosto muito. Mesmo se eu quiser, não posso comer mamão durante a menstruaçãos. O mamão é uma fruta nutritiva. Durante a menstruação, dizem-nos, não só para não comer mamão, mas também nos dizem para não tocar o mamoeiro, é uma crença comum. Na verdade, durante a menstruação, as meninas adolescentes devem comer ainda mais frutas e vegetais para manter o corpo forte e saudável.” (WaterAid)

O dia 28 de maio é o Dia Internacional da Higiene Menstrual, que tem como objetivo desafiar o estigma em torno da menstruação em todo o mundo e aumentar a sensibilização para a higiene menstrual. Este projeto faz parte de um programa de ajuda da instituição britânica WaterAid que estão rodando todo o Nepal, para melhorar a capacidade das meninas de gerir os seus períodos menstruais. Para mais informações visite: www.wateraid.org

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img