Ícone do site Radio Shiga

Marinha da Indonésia abre fogo contra barco de pesca chinês em águas disputadas no Mar da China Meridional

Marinha da Indonésia abre fogo contra barco de pesca chinês em águas disputadas no Mar da China Meridional. A China acusa a marinha da Indonésia de abrir fogo contra um barco de pesca chinês em áreas de pesca em disputa.

O Ministério do Exterior da China disse, no domingo, que um pescador foi ferido e vários detidos.

O incidente aconteceu na sexta-feira, perto das ilhas Natuna, ao largo da costa de Bornéu, no Mar da China Meridional.

O Vice-Presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, disse, na segunda-feira, que a China será convidada a respeitar a soberania do seu país, ao redor das ilhas.

“Isto não é um confronto, estamos, somente, protegendo a área,” disse Kalla à agência de notícias Reuters.

A Ministra da Pesca indonésia, Susi Pudjiastuti, twittou que a Marinha “teve a atitude correta, mantendo a soberania dos nossos mares”.

“Roubar peixe é um crime”, disse ela.

Um porta-voz do Ministério do Exterior chinês descreveu as ações da Indonésia como “uso indiscriminado da força”, acrescentando que: “Instamos o lado indonésio a abster-se de qualquer ação que dificulte ou amplie a disputa, ou impactos a paz e a estabilidade da região”.

O ministério disse que o incidente tinha acontecido em uma “área tradicional de pesca chinês”.

Não está claro se os pescadores ainda estão detidos pelas autoridades indonésias.

A China reivindica a maior parte do Mar da China Meridional, onde está construindo ilhas e estendendo sua infra-estrutura, e muitas vezes há atritos com os vizinhos regionais, que possuem reivindicações concorrentes.

Ao contrário de outros países do Sudeste Asiático, a Indonésia não está envolvida nas disputas territoriais no Mar da China Meridional.

A China aceita que as ilhas Natuna e os mares ao redor deles pertencem à Indonésia, mas os dois lados têm se enfrentado, basicamente, por pesca ilegal.

O incidente de sexta-feira foi o terceiro entre Indonésia e China, em águas próximas a Natuna, este ano.

Em março, a Indonésia apresentou um protesto oficial depois que um navio de patrulha da Indonésia tentou deter um barco de pesca chinês no Mar de Natuna, mas foi impedido de o fazer pela guarda costeira chinesa.

Aparentemente, a China está tentando pescar em águas territoriais de vários países, pois em março deste ano aconteceu um incidente similar com a Marinha Argentina afundando um barco de pesca chinês.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile