Marinha da Indonésia abre fogo contra barco de pesca chinês em águas disputadas no Mar da China Meridional. A China acusa a marinha da Indonésia de abrir fogo contra um barco de pesca chinês em áreas de pesca em disputa.
O Ministério do Exterior da China disse, no domingo, que um pescador foi ferido e vários detidos.
O incidente aconteceu na sexta-feira, perto das ilhas Natuna, ao largo da costa de Bornéu, no Mar da China Meridional.
O Vice-Presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, disse, na segunda-feira, que a China será convidada a respeitar a soberania do seu país, ao redor das ilhas.
“Isto não é um confronto, estamos, somente, protegendo a área,” disse Kalla à agência de notícias Reuters.
A Ministra da Pesca indonésia, Susi Pudjiastuti, twittou que a Marinha “teve a atitude correta, mantendo a soberania dos nossos mares”.
“Roubar peixe é um crime”, disse ela.
Um porta-voz do Ministério do Exterior chinês descreveu as ações da Indonésia como “uso indiscriminado da força”, acrescentando que: “Instamos o lado indonésio a abster-se de qualquer ação que dificulte ou amplie a disputa, ou impactos a paz e a estabilidade da região”.
O ministério disse que o incidente tinha acontecido em uma “área tradicional de pesca chinês”.
Não está claro se os pescadores ainda estão detidos pelas autoridades indonésias.
A China reivindica a maior parte do Mar da China Meridional, onde está construindo ilhas e estendendo sua infra-estrutura, e muitas vezes há atritos com os vizinhos regionais, que possuem reivindicações concorrentes.
Ao contrário de outros países do Sudeste Asiático, a Indonésia não está envolvida nas disputas territoriais no Mar da China Meridional.
A China aceita que as ilhas Natuna e os mares ao redor deles pertencem à Indonésia, mas os dois lados têm se enfrentado, basicamente, por pesca ilegal.
O incidente de sexta-feira foi o terceiro entre Indonésia e China, em águas próximas a Natuna, este ano.
Em março, a Indonésia apresentou um protesto oficial depois que um navio de patrulha da Indonésia tentou deter um barco de pesca chinês no Mar de Natuna, mas foi impedido de o fazer pela guarda costeira chinesa.
Aparentemente, a China está tentando pescar em águas territoriais de vários países, pois em março deste ano aconteceu um incidente similar com a Marinha Argentina afundando um barco de pesca chinês.
- Surto de gripe aviária atinge granja em Hokkaido - 23 de outubro de 2025 8:51 am
- Banda amazonense Treme Terra celebra 30 anos com forró e novos projetos - 23 de outubro de 2025 8:16 am
- Europa e Ucrânia articulam plano de paz com 12 pontos - 23 de outubro de 2025 4:37 am