Kim Jong-un diz que mísseis da Coreia do Norte podem chegar a alvos dos EUA no Pacífico. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que os testes de mísseis deram a seu país “a capacidade de atacar os interesses dos EUA no Pacífico”.
Ele classificou o duplo teste de quarta-feira como um “grande evento”, que reforçou a capacidade de ataque nuclear do país.
Os EUA e a Coreia do Sul dizem que o primeiro teste falhou, mas o segundo mostrou o que o Japão classificou de “alguma capacidade”.
Resoluções da ONU proíbem a Coreia de Norte de desenvolver armas nucleares e utilizar tecnologia de mísseis balísticos.
O míssil Musudan tem um alcance estimado de 3,000 km (1.800 milhas), suficiente para atingir o território norte-americano de Guam.
Kim foi citado como tendo supervisionado, pessoalmente, o teste dos mísseis balísticos.
“Temos a capacidade de atacar, de forma global e prática, os norte-americanos no teatro de operações do Pacífico”, disse Kim, citado pela agência de notícias estatal norte-coreana.
Especialista externos porém, não acreditam que a Coreia do Norte tenha capacidade de construir ogivas nucleares pequenas o suficiente para serem transportadas por mísseis, embora esteja se esforçando continuamente nesse sentido, disse o corresponde da BBC Steve Evans.
A Coreia do Norte está, também, testando mísseis disparados de submarinos. Um arsenal nuclear ativo está, provavelmente, há alguns anos de distância, porém o progresso em direção a este objetivo é constante, acrescenta.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am