José C. Sibila, apresenta: Mitologia: Histórias Sagradas. José Carlos Sibila, autor, roteirista, dramaturgo e cineasta brasileiro com mais de 20 curtas-metragem e um longa, agora esta com o projeto onde apresenta o programa Mitologia: Histórias Sagradas.
O programa Mitologia: Histórias Sagradas faz uma apresentação diária dos conceitos da Mitologia que envolve todos os povos através da história. As principais figuras mitológicas serão enunciadas com as possíveis causas da importância que ascenderam junto aos povos de diferentes origens. A curiosa semelhança entre figuras significativas de organizações sociais díspares, distanciados no tempo e no espaço.
Pretende-se alcançar com o programa um rádio-ouvinte qualificado, seja do ponto de vista de uma virtude intelectual, ou mesmo aquele que se interessa pelas figuras que povoam o nosso inconsciente coletivo e que ainda não possuem informação a respeito do assunto.
Pesquisa, texto e apresentação serão de José Carlos Sibila, com gravação de quatro programas por dia de gravação. O programa já conta com 18 edições.
Pretende-se que em uma hora de estúdio, sejam registrados os quatro programas mensal.
O apresentador tem como objetivo oferecer ao ouvinte a audição que apresente os principais momentos da mitologia e seus atores, pondo em discussão o aspecto fundamental de que eles, ainda hoje, estão presentes no nosso dia-a-dia.
Todas as sociedades têm a sua mitologia; um conjunto de histórias sagradas sobre os deuses que versam sobre o significado cósmico, desde a criação até o que ocorre após a morte. As pessoas repetem essas histórias há milhares de anos para poder compreender o mundo e suas próprias vidas. Mas o que é o mito? Como e por que surgiu? Nós os criamos ou somos conseqüência deles?
Os mitos são histórias sagradas, mas também estão ligados à estrutura social, ao relacionamento entre os sexos, à lei e ordem, à agricultura, ao comércio e à política e, principalmente, ao meio ambiente.
Mitos, portanto, não são meras histórias. Oferecem coesão social, atuam como guias para o comportamento,criam um suporte espiritual para os costumes, rituais e crenças.
“Vivemos pelo mito e o incorporamos, e ele nos incorpora. O que é estranho é como reconstruímos(Michael Ayrton, The Midas Consequence).
Para os gregos antigos, Zeus reinava soberano no monte Olimpo…Na terra dizia-se que ele provocava fenômenos como trovão e chuva e interferia na vida de homens e mulheres. Mas, quem era essa divindade poderosa?Quem era essa divindade que dominava o Universo? Zeus era filho dos Titãs Cronos e Réia, mas ele combateu a raça de seus pais para obter todo o poder. Ao fim desta guerra pelo poder, os deuses dividiram o universo E Zeus se tornou os senhor dos Céus, com o controle geral do universo. Zeus é o pai de vários heróis e heroínas da mitologia grega.
No reino dos mortais acreditava-se que Zeus moldava o caráter de homens e mulheres. Acredita-se que no seu palácio havia dois jarros, um contendo o bem e outro contendo o mal. Quando um mortal nascia, Zeus lhe dava um pouco de cada um, mas, às vezes, concedia o conteúdo de apenas um dos jarros , daí haver homens somente maus e homens somente bons. O mais significativo templo dedicado a Zeus foi o oráculo de Dodona, no noroeste da Grécia, onde as profecias eram realizadas a partir do som de uma nascente de água . Zeus, mais do que todos os outros deuses influenciou a vida adulta de todos os mortais.
Os mitos são ambíguos e sutis, contém vários significados, adaptam-se a mudanças e a novos conhecimentos. Os mitos são a fusão de impulsos criativos, espirituais e sociais da humanidade. No programa José Carlos mostra como Zeus se situa neste contexto.
Autor e apresentador: José Carlos Sibila.
Duração: 5 minutos.
Diário. Horário: 18hras (Horário de Brasília).
Para ouvir o programa que é transmitido pela Rádio USP-FM.93,7 é só acessar o Google/Rádio USPFM.
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am














Mito
Parabéns Usp pela programação das 18h eu ouço e gosto, obrigada Sr. Sibila.
Queria saber qual é a música que abre o programa “Mitologia:Histórias Sagradas” da rádio USP e como eu poderia ouvi-la por inteiro.
Gosto muito do programa e aprendo muito com a maneira didática de como ele é conduzido.
Ola Marilene, o nome da música é Cruzaders of de light. O José Carlos Sibila agradece por acompanhar o programa e fica feliz que esteja gostando.