Japão tomará medidas militares se a China entrar em suas águas novamente. Tóquio emitiu o alerta depois que um navio chinês entrou em suas águas territoriais na semana passada, perto da ilha de Kuchinoerabu, aumentado a tensão no Mar da China Oriental.
O Governo do Japão alertou Pequim de possíveis medidas militares se algum navio chinês, novamente, se aproximar ou entrar em suas águas, após o incidente da semana passada, de acordo com fontes de Tóquio, reportou a agência Kyodo, na última quarta-feira.
A mensagem foi enviada pelo vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Akitaka Saiki, ao embaixador da China no Japão, Cheng Yonghua, durante uma conversa a dois, realizada em 9 de junho, após a abordagem de uma fragata chinesa nas ilhas Senkaku, em disputa, de acordo com fontes governamentais.
Saiki se referia à possibilidade de que as Forças de Autodefesa Marítima, como é conhecida a marinha, poderiam usar armas e intervir em casos que envolvem uma ameaça para a demarcação territorial do país.
Na quinta-feira passada, o chanceler japonês, Fumio Kishida, expressou preocupação com a “escalada unilateral de ações da China” em águas perto do Japão, e advertiu que o país está “totalmente preparado para proteger o seu território.”
Enquanto isso, na quarta-feira, um navio militar de reconhecimento chinês fez uma breve incursão em águas japonesas, próximas à pequena ilha de Kuchinoerabu, no sudoeste do país, enquanto que uma semana antes, outra fragata chinesa se aproximou das ilhas Senkaku, cuja soberania é disputada pelos dois países.
Durante o incidente da última quarta-feira, as Forças de Autodefesa Marítima deu ordens para não usar armas, se necessário, uma vez que o navio chinês navegou com rumo fixo, sem fazer paradas.
Com informações da EFE
- Surto de gripe aviária atinge granja em Hokkaido - 23 de outubro de 2025 8:51 am
- Banda amazonense Treme Terra celebra 30 anos com forró e novos projetos - 23 de outubro de 2025 8:16 am
- Europa e Ucrânia articulam plano de paz com 12 pontos - 23 de outubro de 2025 4:37 am












