Japão: Forças de Autodefesa em alerta para um possível lançamento de míssil balístico norte-coreano. Os militares do Japão estão em alerta para um possível lançamento de um míssil balístico norte-coreano, disse uma fonte do governo, com a mídia local reportando que as baterias anti-míssil Patriot estão preparados para derrubar qualquer projétil em direção ao Japão.
Em Seul, por sua vez, a agência de notícias sul-coreana, Yonhap, informou que a Coreia do Norte parece ter movido um míssil de alcance médio para sua costa leste, mas não há sinais de um lançamento iminente, citando uma fonte governamental não identificada.
Presume-se que o míssil da Coreia do Norte seja um Musudan, disse a fonte, o mesmo míssil que tentaram lançar em maio.
A tensão na região está elevada desde que a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, em janeiro, seguido do lançamento de satélite, que poderia carregar um bomba, em maio.
Fontes do governo japonês disseram, na terça-feira, que havia sinais de que a Coreia do Norte poderia estar preparando o lançamento de um míssil de médio alcance Musudan, o mesmo míssil que tentaram lançar em maio, o que levou os militares entrarem em alerta.
O lançamento de maio, que ocorreu um dia depois que o Japão colocou suas forças armadas em alerta, falhou. A Coreia do Norte tentou, sem sucesso, lançar os Musudan outras três vezes em abril, de acordo com oficiais norte-americanos e sul-coreanos.
O Japão colocou suas baterias anti-mísseis em alerta várias vezes este ano, depois de detectar sinais de lançamentos pela Coreia do Norte.
- Vozes brasileiras celebram diversidade cultural no Japão com Nina Nicolaiewsky e Pedro Iaco no programa O Sul em Cima edição 32/2025 - 24 de outubro de 2025 12:32 am
- Surto de gripe aviária atinge granja em Hokkaido - 23 de outubro de 2025 8:51 am
- Banda amazonense Treme Terra celebra 30 anos com forró e novos projetos - 23 de outubro de 2025 8:16 am