Japão, Coreia do Sul e EUA no primeiro exercício conjunto de rastreamento de misseis. Japão, Coreia do Sul e EUA realizaram seu primeiro exercício conjunto de rastreamento de misseis, em águas norte-americanas, no Estado do Havaí.
O exercício conjunto ocorreu após os repetidos testes da Coréia do Norte, nos últimos meses, de mísseis balísticos de médio alcance.
A maioria dos testes terminaram em fracasso, mas o aparente sucesso do sexto teste, na semana passada, alertou a região.
A Coreia do Norte, que também realizou quatro testes de armas nucleares, disse que os exercícios eram uma “provocação militar”.
A imprensa estatal norte-coreana disse que os EUA e outras “forças hostis” eram uma “constante ameaça” ao país e reforça seu compromisso de continuar com o programa de armas balísticas e nucleares.
Os militares dos EUA disseram que os exercícios, chamados de Dragão do Pacífico, aumentariam a “já forte relação de todas as três nações participantes”.
Nenhum míssil foi disparado, disse a terceira frota dos EUA, porém, cada país testou o seu sistema de defesa anti-míssil balístico Aegis, comunicações e coleta de dados.
O sistema Aegis permite que navios de guerra possam derrubar mísseis balísticos inimigos enquanto eles ainda estão no ar, antes que haja o perigo de causar qualquer dano.
A Coreia do Norte é proibida, por resoluções da ONU, de utilizar qualquer tecnologia de mísseis balísticos, porém, lançou dois mísseis, com poucas horas de diferença um do outro, em 22 de junho, com um voo de aproximadamente 400km (250 milhas) e alcançando uma altitude de 1.000 km.
Ambos os lançamentos, aparentemente, eram mísseis Musudan, de médio alcance, cujo raio de ação é de cerca de 3.000 km, suficiente para atingir a Coréia do Sul, Japão e o território norte-americano de Guam, no Pacífico Ocidental.
O movimento foi visto como um progresso significativo no programa de armas da Coreia do Norte, com o Japão dizendo que representava “uma grave ameaça”.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am