12 C
Kóka
terça-feira, 14 outubro, 2025 7:51: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA, Japão e Índia realizarão o mais importante exercício naval, no Pacífico ocidental

spot_img

EUA, Japão e Índia realizarão o mais importante exercício naval, no Pacífico ocidental. Uma frota dos EUA, Japão e navios de guerra indianos vão realizar um exercício naval conjunto em larga escala ao longo de oito dias a partir de sexta-feira, no oeste do Pacífico, perto de uma cadeia de ilha japonesa, parte das quais a China reivindica.

Como a China força suas reivindicações territoriais no Mar da China Meridional, Tóquio e Washington se preocupam em estender sua influência no Pacífico Ocidental, com uma crescente frota de submarinos e navios de superfície.

O exercício, apelidado de Malabar, é um evento anual entre os EUA e a Índia, com o Japão juntando-se este ano, pela primeira vez desde 2007, disse o Ministério da Defesa do Japão, em um comunicado.

Entre os navios de guerra japoneses, irá participar o caça submarinos e anti-aeronaves Hyuga, um dos três novo porta helicópteros do país. No ano passado, o exercício foi realizado na Baía de Bengala, perto da Índia.

O Japão, que abriga a maior concentração de militares norte-americanas na Ásia, bloqueia o acesso da costa leste da China para o Pacífico Ocidental. Os militares do Japão estão reforçando as ilhas com estações de radar e baterias de mísseis anti-navio.

Localizadas a cerca de 220 km a oeste de Taiwan, são um grupo de ilhas desabitadas, conhecidas como as Senkakus no Japão e nos Diaoyu na China, que são controladas por Tóquio e reivindicadas por Pequim.

Na terça-feira, a China disse aos Estados Unidos que deveriam desempenhar um papel construtivo na salvaguarda da paz no disputado Mar do Sul da China, quando o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, pediu em palestras, uma resolução pacífica.

A China reivindica a maior parte do Mar da China Meridional, através do qual US $ 5 trilhões transitam por navio, a cada ano. Filipinas, Vietnã, Malásia, Taiwan e Brunei têm reivindicações sobrepostas, bem como laços militares próximos com os Estados Unidos.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img