Coreia do Norte, instalações de plutônio, aparentemente, reativadas. A Coreia do Norte parece ter reiniciado a sua instalação nuclear em Yongbyon, disse a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
As instalações de Yongbyon processam combustível irradiado a partir de estações de energia e tem sido a fonte de plutônio para o programa de armas nucleares da Coréia do Norte.
O reator foi fechado em 2007, mas Pyongyang disse no ano passado que estava novamente operacional.
Desde então, realizou seu quarto teste nuclear.
Isso e seus múltiplos testes de mísseis violaram as sanções internacionais em vigor e provocaram novas medidas da ONU e países individuais.
Movimentação de veículos

A AIEA não tem acesso à Coreia do Norte, depois de ter sido expulsa, em 2009, assim que, baseia-se, grande parte, em dados de satélite.
Porém, o Chefe da agência, Yukiya Amano, disse que as recentes imagens indicam “atividades relacionadas com o reator, de cinco megawatts, expansão das instalações de enriquecimento e atividades relacionadas com o reprocessamento”.
Veículos também foram vistos movendo-se no local, e há indicações de água morna sendo descarregada, o que poderia sugerir as operações de arrefecimento.
Outros observadores norte-coreanos também disseram nos últimos meses que a usina parece estar funcionando novamente.
No recente congresso do partido governante da Coreia do Norte, o líder Kim Jong-un reforçou sua política de desenvolvimento econômico, juntamente com um programa nuclear forte.
Complexo Nuclear de Yongbyon
- O reator foi desligado em julho de 2007, como parte de um acordo de desarmamento em troca de ajuda.
- Inspetores internacionais foram banidos em abril de 2009, quando a Coréia do Norte retirou-se das conversações sobre desarmamento.
- A instalação de enriquecimento de urânio foi revelada em 2010. Um cientista nuclear norte-americano disse que as centrífugas parecia ser a principalmente fonte de energia nuclear civil, mas poderia ser convertida para produzir combustível altamente enriquecido para de urânio.
- Em 2013, a Coreia do Norte disse que iria reiniciar o reator nuclear, no mesmo ano em que realizou um teste nuclear. Acredita-se que tenha desligado por um período, em 2014.
- Especialistas acreditam que reator poderia fazer uma bomba de plutônio por ano.
- China vira rota para driblar sanções e abastecer Rússia - 15 de fevereiro de 2026 7:35 pm
- Polícia vasculha casa de ex-prefeita acusada de fraude acadêmica - 15 de fevereiro de 2026 6:55 pm
- Rubio defende união EUA‑Europa e cobra reforço militar - 15 de fevereiro de 2026 6:11 pm




















