19 C
Kóka
quinta-feira, 23 outubro, 2025 8:21: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Computador mais sofisticado é, de novo, chinês

spot_img

Computador mais sofisticado é, de novo, chinês. O novo supercomputador chinês Sunway TaihuLight lidera o ranking internacional dos 500 computadores mais potentes no mundo, comunicou na segunda-feira (20) o site do projeto.

O desempenho deste novo supercomputador chinês é de 93 petaflops (1015 operações de cálculo com ponto flutuante). É três vezes mais eficaz e duas vezes mais rápido que o líder anterior – Tianhe-2, também chinês.

O Sunway TaihuLight contem 10,65 milhões de núcleos, que compõem 41 mil elementos. O novo supercomputador chinês foi elaborado pelo Centro nacional de tecnologia e pesquisa de equipamento paralelo de cálculos da China. A máquina, que tem processadores ShenWei, está localizada no Centro nacional de supercomputadores na cidade de Wuxi, província de Jiangsu.

O Projeto TOP500, lançado em 2013, publica o ranking de supercomputadores duas vezes por ano (em junho e novembro).

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

[td_block_14 limit="4" category_id="1204" custom_title="ÁSIA" header_color="#dd3333" block_template_id="td_block_template_8" border_color="#dd3333"]
spot_imgspot_img