A Bossa Nova Sempre Foi Samba. A Bossa Nova Sempre Foi Samba é um talk show idealizado e apresentado por Ricardo Brito. O projeto que conta a história da Bossa Nova, num papo descontraído, é embalado pela voz da cantora Marianna Leporace e o violão de Fernando Leporace, num show com um som completamente carioca, num estilo bem brasileiro! O talk show acontece todas as quintas-feiras as 20:00 hras no Bar Semente. Conheça um pouco sobre a trajetória dos três artistas envolvidos no projeto.

Marianna Leporace é uma artista muito atuante no cenário da música independente brasileira. Com dez CDs lançados, sendo dois também no Japão, teve seu último álbum, intitulado “Interior”(selo Mills Records), pré selecionado para o Prêmio da Música Brasileira 2012.


Marianna Leporace é verbete do Dicionário Cravo Albim de Música Brasileira, foi citada no livro “Rio Bossa Nova” do escritor Ruy Castro (2007) e teve a faixa “Tororó”, de seu CD São Bonitas as Canções, incluída na caixa do compositor Chico Buarque, intitulada “Essencial” (2008 – Sony BMG).


FONTE: http://mariannaleporace.blogspot.com.br/
Ricardo Brito é Produtor, Letrista, Compositor e começou a escrever letras de música, incentivado por sua mãe, a pianista e organista Margarida Brito, com quem produziu algumas composições. Atuou como executivo de empresas multinacionais como a Esso e a Coca-Cola. De 1987 a 1990, como Gerente de Relações Institucionais da Coca-Cola Brasil, criou e implantou o “Projeto Coca-Cola de Teatro Infantil”, que patrocinava espetáculos e premiava anualmente os melhores atores do segmento no Rio de Janeiro. Em 1990, saiu da Coca-Cola e criou a Brito Produções, empresa com a qual continuou as atividades relacionadas ao teatro infantil.
Neste mesmo ano começou a especializar-se em Marketing Cultural. Em 1994, já na Brito Produções, criou o “Projeto Coca-Cola de Teatro Jovem”, viabilizando espetáculos e produzindo festivais nacionais e internacionais, workshops, oficinas e a premiação de centenas de artistas no Rio de Janeiro e São Paulo até o ano de 1998. Seus principais projetos foram o “Festival de Ecologia no Teatro Infantil” (RJ/1992), “Festival e Seminário Coca-Cola de Teatro Jovem” (RJ/1994) e “Festival e Seminário Coca-Cola de Teatro Jovem” (SP/1997), além da criação do “Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem”, com cerimônias anuais de premiação no Rio de Janeiro e em SP (de 1995 a 1998). Criou também o “Projet Brésil – Lyon 1997”, com a apresentação de espetáculos brasileiros na “Biennale de Theatre de Jeunes Public”. Em 1998, pela Brito Produções, publicou o livro “O Meu Canto – Um Canto de Poesia”, no qual registrou várias letras de músicas de sua autoria, principalmente com o músico Ronaldo Mota. Nesse livro, constavam também letras feitas para músicas de Margarida Brito, Fernando Carvalho e Duda Anísio.
Em 2010 estreou o programa “Encontros”, na Rádio Roquette Pinto FM 94.1, do Rio de Janeiro, no qual recebeu a cantora e compositora Suely Costa e o violoncelista Lui Coimbra. No programa entrevistou ao vivo vários artistas, entre os quais Camila Costa, Leoni, Paulo Malaguti, Roberto Menescal, Alberto Rosenblit, Abel Silva, Suely Mesquita, Ana Costa, Paulo César Pinheiro, Selma Reis, Zé Renato, Rildo Hora, Cristóvão Bastos, Gilson Peranzzetta, Paulinho Tapajós, Sergio Natureza, Euclides Amaral, Aramis Barros, Pedro Luís, João Sabiá, Folia de Três, BR6, Marcelo Caldi, Leandro Fregonesi, Deco Fiori, Patrícia Ferrer, Patricia Mellodi e Andréa Dutra, entre muitos outros. Também no programa apresentava um quadro intitulado “Do Oiapoque ao Chuí”, no qual, por telefone, entrevistava artistas de outros estados (fora do Rio de Janeiro), entre os quais a cantora Euterpe (Boa Vista/RO), Verônica Ferriani (SP), Ilcéi Mirian (Campinas/SP), Karynna Spinelli (Recife/PE), Zé Luiz Mazziotti (Santos/SP), Verônica Dumar (Salvador/BA), Alexandre Lemos (MG), Renata Jambeiro (DF), Rildo Hora (RJ), Chel Moraes (BA), Ricardo Cravo Albin (RJ) e Sidney Resende (Músico, compositor e Diretor artístico do Boi Garantido, em Parintins). Em 2013 o programa “Encontros RB” passou a ser apresentado em dupla com a cantora Marianna Leporace.
Neste mesmo ano o programa foi escolhido, entre os três finalistas, para o prêmio “Rádio Rio 2013”, na categoria “Melhor Programa de Rádio”. No ano de 2015 finalizou o seu primeiro filme como diretor e produtor, o documentário “Lucia Coelho – Sempre Navegando”, um curta-metragem sobre a vida e obra da diretora de teatro Lucia Coelho, sua ex-professora e mentora artística de importantes artistas do cinema, do teatro e da televisão brasileira. Para o curta, com 25 minutos, recolheu depoimentos de parentes e artistas com as quais a diretora trabalhou, tais como Caíque Botkay, Cica Modesto, Andréa Dantas, Daniel Dantas e Zezé Polessa. A trilha sonora do filme foi montada com a composição “Voa caravela”, de Caíque Botkay, com arranjo e direção musical de Tim Rescala.
FONTE: Dicionário Cravo Albin da música popular Brasileira.
Fernando Leporace é Instrumentista (baixista), Compositor, Arranjador e Irmão das cantoras Gracinha Leporace e Marianna Leporace.
Iniciou sua carreira profissional em 1965, como integrante do Grupo Manifesto.
Participou, dois anos depois, do II Festival Internacional da Canção, classificando “Canção de esperar você”, de sua autoria, interpretada por Gracinha Leporace.
Em 1969, integrando o Vox Populi, seguiu para o México, onde morou um ano. Em seguida, mudou-se para Los Angeles, onde aprimorou seus estudos de composição, violão e baixo.
Regressou ao Brasil no início de 1972. A partir desse ano, começou a atuar em shows e gravações com diversos artistas, como Edu Lobo, Gal Costa, Ivan Lins, Dorival e Família Caymmi, Elizeth Cardoso, Milton Nascimento, Joyce, Sueli Costa e Sá & Guarabira, entre outros.
Compôs a trilha sonora de “Se a banana prende o mamão solta”, musical infantil de Dilma Lóes, apresentado no Teatro Villa Lobos, no Teatro do América e no Teatro do Hotel Nacional, durante o ano de 1985.
Dois anos depois, gravou, com Maurício Gueiros, o LP “Aldeia”, que contou com cinco composições próprias.
Em 1998, montou o projeto “Pra vida inteira”, um trabalho autoral apoiado por uma banda formada por Marianna Leporace (voz), Adriano Souza (teclado), Mila Schiavo (percussão) e Afonso Cláudio (sax/flauta).
Em 2000, participou, como baixista, da série de shows e do CD “São bonitas as canções”, acompanhando Marianna Leporace e Sheila Zagury.
Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Edu Lobo, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Leny Andrade, Zizi Possi, Joyce, Sarah Vaughan e Johnny Mathis, entre outros.
FONTE: Dicionário Cravo Albin da música popular Brasileira.
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am