Atleta paraolímpica australiana assaltada no Rio de Janeiro. Uma atleta australiana que competiu em seis Jogos Paraolímpicos foi vítima de roubo a mão armada na cidade do Rio de Janeiro.
Liesl Tesch disse que um homem portando uma arma a derrubou de sua bicicleta e a roubou, no domingo.
A fisioterapeuta da equipe paraolímpica da Austrália, Sarah Ross, também perdeu sua bicicleta no ataque.
O Comitê Olímpico Australiano disse que o Rio deve melhorar a segurança na cidade, depois do roubo.
O chefe da missão, Kitty Chiller, disse que: “Estamos exigindo que o nível das forças de segurança, que somam cerca de 100.000 homens, seja revisada e também estamos pedindo que sejam utilizadas antes da hora dos jogos, especialmente em torno dos locais de treinamento e competição.
“Não é um incidente isolado. Chegamos a um ponto em que passos e medidas devem ser tomados para assegurar que todos os membros da nossa equipe, que participarão dos Jogos Olímpicos no próximo mês, estejam seguros.”
“Horrível”
Tesch, que ganhou medalhas no basquetebol de cadeira de rodas e vela, disse que os atletas precisavam estar em alerta.
A atleta, de 47 anos, descreveu o incidente como “absolutamente terrível”, disse que os dois homens que a roubaram e a Ross, inicialmente exigiram dinheiro.
Quando Tesch disse que não tinha dinheiro, “ele simplesmente me empurrou e eu caí nas pedras”, ela disse à Seven Network da Austrália.
As duas mulheres estavam treinando perto da Praia do Flamengo. Tesch disse que várias pessoas viram o incidente, mas ninguém veio em seu auxílio.
As autoridades brasileiras insistem que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em agosto serão seguros para atletas e turistas, com 85.000 soldados e policiais mobilizados no Rio.
Mas os recentes relatórios indicam uma escalada do crime. Três membros da equipe espanhola de vela foram assaltados à mão armada, ao andar pela cidade, em maio.
O Secretário de Segurança do Estado do Rio, José Beltrame, disse ao Washington Post que a recessão e o financiamento da polícia tinham contribuído para o problema.
Beltrame disse que as questões de financiamento foram resolvidas e insistiu que o Rio está pronto para sediar os Jogos Olímpicos.
As preocupações com o Zika vírus também pesam sobre os preparativos dos jogos, mas as autoridades insistem que as devidas precauções já foram tomadas.
- Vozes brasileiras celebram diversidade cultural no Japão com Nina Nicolaiewsky e Pedro Iaco no programa O Sul em Cima edição 32/2025 - 24 de outubro de 2025 12:32 am
- Surto de gripe aviária atinge granja em Hokkaido - 23 de outubro de 2025 8:51 am
- Banda amazonense Treme Terra celebra 30 anos com forró e novos projetos - 23 de outubro de 2025 8:16 am