Obama abraça sobrevivente de Hiroshima, simbolizando a visita histórica

0
US President Barack Obama hugs Shigeaki Mori (front), a survivor of the 1945 atomic bombing of Hiroshima, during a visit to the Hiroshima Peace Memorial Park on May 27, 2016. Obama on May 27 paid moving tribute to victims of the world's first nuclear attack. / AFP PHOTO / JIM WATSON

Obama abraça sobrevivente de Hiroshima, simbolizando a visita histórica. O presidente Barack Obama enfrentou o legado de Hiroshima mais diretamente, com o seu abraço a um homem que sobreviveu à devastadora explosão atômica.

Ele falou brevemente com os dois sobreviventes, após seu discurso de sexta-feira no Hiroshima Peace Memorial Park: Sunao Tsuboi, de 91 anos, líder de um grupo de sobreviventes, e Shigeaki Mori, 79 anos, historiador, que tinha 8 anos quando a bomba foi detonada, em 06 de agosto de 1945.

Obama falou com Tsuboi em primeiro lugar. Em um determinado ponto, eles riram, com o presidente jogando a cabeça para trás, com um largo sorriso. Obama ouviu, na maior parte, segurando a mão do homem na sua própria, um intérprete estava ao lado. Tsuboi balançava, enfaticamente, sua bengala, enquanto falava.

“Ele ficou segurando minhas mãos até o fim”, disse Tsuboi. “Estava quase a ponto de pedir que ele parasse de segurar minhas mãos. Eu acho que ele é uma pessoa muito séria, ou tem um grande coração que pode sentir pelos outros. Eu estava tão encantado em falar com ele, ele estava apertando minhas mãos, mais e mais.”.

Ele disse que disse a Obama que ele será lembrado como alguém que ouviu a voz de alguns sobreviventes, e pediu-lhe para que voltasse e atendesse mais. “Isso é o que eu lhe disse muito, muito rápido”, disse ele.

Obama deu um passo em direção a Mori e apertou sua mão. Ele inclinou a cabeça brevemente e assentiu, enquanto o homem falava. Ele bateu nas costas de Mori e o abraçou, com o sobrevivente derramando algumas lágrimas.

A interação do presidente com os sobreviventes foi antecipada, antes da sua visita histórica. Obama não pediu desculpas pela decisão de bombardear, mas prestou homenagem às vítimas e denunciou os horrores da guerra.

Obama e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em seguida, caminharam ao longo de um caminho arborizado, passado pela chama eterna, em direção a um rio que corre pela construção da cúpula, que muitos associam com Hiroshima.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.