21 C
Kóka
quinta-feira, 3 julho, 2025 1:41: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Geraldine Roman: Primeira política transgênero eleita nas Filipinas

Geraldine Roman: Primeira política transgênero eleita nas Filipinas. O controverso candidato Rodrigo Duterte pode estar dominando as manchetes nas Filipinas, mas um outro político também está sendo comemorado.

Geraldine Roman, do Partido Liberal, será a primeira política transgênero no país predominantemente católico. As pesquisas indicam que ela vai ganhar o assento da câmara baixa pela província de Bataan, ao norte da capital Manila.

Ela cresceu em uma família política

Como muitos políticos nas Filipinas Ms Roman, 49, tem um poderoso pedigree político. O assento que Ms Roman vai ocupar era anteriormente ocupado pela mãe.

Ela passou vários anos na Espanha, onde dominou o idioma e trabalhou como editora em uma agência de notícias espanhola.

Em 2012, ela voltou para casa, para sua província natal, Bataan, para cuidar de seus pais idosos, prometendo continuar o seu legado político.

Continua confiante em face ao bullying

Durante a campanha Ms Roman disse que sua família sempre esteve ao seu lado, e seu pai a aconselhou a “continuar confiante”, apesar de ter sido intimidada na escola, por sua identidade de gênero.

“Que alguém na minha condição vai entrar no congresso pela primeira vez é uma afirmação que até mesmo as pessoas transexuais podem servir o país e não devem ser discriminadas”, disse Ms Roman à agência de notícias AFP durante sua campanha.

Ela será uma defensora do grupo LGBT

Não há, abertamente, políticos homossexuais nas Filipinas. A lenda do boxe e político Manny Pacquiao, também ficou famoso nas manchetes por dizer que homossexuais eram “piores do que animais”. Mais tarde, ele se desculpou.

Ao longo de sua carreira política, os direitos LGBT sempre tiveram uma enorme prioridade para Ms Roman, em um país onde a maioria religiosa ainda desempenha um papel poderoso.

Ela disse: “Se Jesus Cristo estivesse vivo hoje, ele não aprovaria a discriminação. Acredito firmemente nisso”.

Ms Roman também disse que sua vida após a transição “não foi segredo” para aqueles que a conhecem em sua província natal, Bataan.

“Sexo só se torna um problema quando você tenta mantê-lo em segredo. Estou sou feliz, então, por que eu deveria ter vergonha?”

Ela é nossa nova heroína, dizem as mídias sociais das Filipinas

Internautas Filipinos comemoram a noticia da vitória da Sra Roman, chamando-a de “grande avanço” em um país onde as pessoas transexuais enfrentam discriminação generalizada e violência.

“Geraldine Roman é minha nova heroína, a primeira pessoa transexual a ser eleita nas Filipinas,” twittou Ashley Policarpio da capital Manila.

Tweet

“Parabéns ao nosso primeiro congressista transgênero, Geraldine Roman”, disse o dentista Andre Mortel. “Finalmente alguém que pode lutar pelos direitos de LGBT no Congresso.”

“Uma grande vitória histórica de hoje: O primeiro transgender no Congresso. Parabéns para a fabulosa Geraldine Roman”, disse Alessandra Guballa em um tweet que foi apreciado por mais de 1.500 usuários do Twitter.

Tweet

Outros usuários descreveram sua vitória como uma “boa notícia” para a nação.
“Abrindo as portas para os futuros líderes transexuais”, disse um usuário.

Um post no Facebook, por Geena Rocero, também atraiu mais de mil reações no site de rede social.

Facebook post

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img