Cidade atingida por terremoto removerá tendas de evacuação, por medo de insolação. A cidade de Mashiki na Província de Kumamoto, uma das comunidades mais atingidas pelos terremotos devastadores de abril, começou a realocar as pessoas que ficam em uma “aldeia tenda” para outros centros de evacuação, na terça-feira, para protegê-los de possíveis insolações devido ao clima escaldante.
O governo local, localizado na ilha principal de Kyushu, planeja fechar o centro de evacuação ao ar livre, no parque central da cidade, até o final de maio, atualmente cerca de 600 pessoas estão refugiadas no local.
A cidade convidou os evacuados para se deslocarem para outras instalações, para protegê-los de possíveis insolação e inundações de rios próximos, com a estação de chuva no Japão se aproximando. Mas alguns moradores estão cautelosos sobre se hospedar em edifícios, por medo de possíveis tremores secundários.
Katsuko Tomita, 75 anos, que está evacuando com uma família de sete pessoas, incluindo três netos com idade entre 2 e 11 disse que: “Eu não quero criar problemas para os outros.”
A “aldeia tenda” foi criada no final de abril por um grupo de voluntários, incluindo o alpinista japonês Ken Noguchi e a Associação de Médicos da Ásia, organização não governamental baseada em Okayama, que fornece atendimento de emergência para os desabrigados que podem dormir nos carros e tem espaço para se abrigar nas tendas.
Noguchi disse que está, agora, à procura de um local alternativo para abrir uma nova “aldeia tenda”, observando que: “Eu acredito que nós podemos tomar medidas para impedir a insolação nas tendas, mas estou levando a questão do rio (inundações) a sério.”
Na sequência de um terremoto de magnitude M6.5 em 14 de abril e outro de M7.3 dois dias mais tarde, muitas pessoas ainda são incapazes de voltar para casa. Na “aldeia tenda”, 602 pessoas estão em 165 tendas, nesta segunda-feira.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am