27 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 12:16: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Terremoto de Kyushu, pessoas podem estar presas em escombros

Terremoto de Kyushu, pessoas podem estar presas em escombros. A polícia de Kumamoto disse ter recebido relatos de casas destruídas e que pessoas, possivelmente, estariam presas dentro.

Mashiki, a cidade do epicentro, fica a leste da cidade de Kumamoto, cerca de 1.300 quilômetros (800 milhas) a sudoeste de Tóquio, está com o fornecimento de água cortado.

O Chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, disse em entrevista coletiva que o dano estava sendo avaliado, mas não houve anormalidades nas instalações nucleares vizinhas.

O epicentro foi a 120 quilômetros (74 milhas) a nordeste da usina nuclear de Sendai, a única em operação no país.

A NHK mostrou Câmara Municipal de Mashiki, no escuro, aparentemente sem energia elétrica. A filmagem mostrou também escombros na estrada, cacos de vidros e janelas quebradas, e fogo saindo em alguns lugares, com os bombeiros lutando contra um incêndio.

Keisukei Urata, um funcionário da cidade de Uki, nas proximidades, disse que estava dirigindo para casa quando o terremoto ocorreu às 21:26, acrescentou que viu algumas paredes de casas caídas.

Partes do teto da Prefeitura de Uki também caíram, janelas foram quebradas e armários cairam no chão, disse ele.

Kasumi Nakamura, funcionário na Cidade de Nishihara, perto do epicentro, disse que o barulho começou modestamente e cresceu de forma violenta, com duração de cerca de 30 segundos.

“Os documentos, arquivos, vasos de flores, tudo caiu no chão”, disse à NHK. Acrescentou que havia novos tremores.

Um tremor secundário, medindo 5,7, aconteceu cerca de 40 minutos mais tarde, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

O Serviço Geológico dos EUA classificou, preliminarmente, o terremoto em 6,2 e disse que foi a 23 quilômetros (14 milhas) de profundidade. Disse que há uma baixa probabilidade de vítimas, mas, possivelmente, alguns danos é possível.

Uma filmagem da NHK mostrou um cartaz pendurado no teto, no seu departamento local, sacudindo violentamente. Armários de arquivo sacudiram, livros, arquivos e documentos caíram no chão, e um funcionário parecia ter caído de uma cadeira, enquanto outros procuravam abrigo debaixo de suas mesas, para proteger suas cabeças.

A woman collects fallen dishes at a restaurant after an earthquake in Kumamoto, southern Japan, Thursday, April 14, 2016. A powerful earthquake with a preli...
Mulher recolhendo cacos de pratos depois do terremoto de Kumamoto, quinta-feira, 14 de abril de 2016
Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img