Estrela Leminski e Téo Ruiz: A Música Transformada em Poesia. Nomes de destaque na nova MPB, Estrela Leminski e Téo Ruiz tem sido citados na imprensa nacional e estão em projetos como a Coletânea Re-Trato, com versões de músicas dos Los Hermanos organizada pelo site Musicoteca, e na coletânea Reversos da revista eletrônica Nego Dito, como quatro parcerias, entre eles Tatá Aeroplano e Thiago Galego.
O disco São Sons rendeu shows e festivais na Espanha e em Buenos Aires e também em várias cidades brasileiras, além da seleção para o Prêmio de Música Brasileira 2011 e fez parte da lista dos melhores do ano da Revista Manuscrita- (Embrulhador)
A dupla prima pelo conteúdo artístico das canções que, segundo os próprios compositores, sempre tem a preocupação de que as pessoas se identifiquem com o que esta sendo dito.
Para isso, se utilizam de uma série de elementos musicais, textuais e poéticos para rechear a canção do significado desejado.
O show São Sons, registrado em DVD, apresenta agora músicas inéditas e uma proposta multimídia na qual as projeções não são imagens aleatórias, mas sim um complemento às canções, ao que se quer dizer para o público, formando um cenário participativo do espetáculo.
Estrela Ruiz Leminski é escritora e compositora brasileira, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. Formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, concluiu sua especialização em Música Popular Brasileira e Mestrado em Música e em Musicologia na Universidad de Valladolid (Espanha), além de outro mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná.
Em 2004 lançou seu primeiro livro, Cupido, cuspido, escarrado, incluindo seus poemas feitos na infância e adolescência. Em 2009 participou da antologia “XXI poetas de hoje em dia(nte). Em 2010 lançou o livro “Poesia é Não”, contemplado pelo programa PNBE em 2012 e adotado pelas escolas de todo país. Integrou a antologia de poetas da Geração 2000 da Global Editora e a antologia “Poemas para crianças de todas as idades, organizado e ilustrado por Adriana Calcanhoto. Participou de feiras literárias e publicações em revistas como Poesia Sempre da Biblioteca Nacional, Revista de Autofagia de Minas Gerais e Et cetera da Travessa dos Editores. Recebeu prêmios no Encontro Brasileiro de Haikai e no Concurso Zempaku-Haikai e ministra oficinas sobre o tema.
Publicou em 2006 a sua monografia “Contra-Indústria”, sobre música independente brasileira, e o CD de composições “Música de Ruiz” em co-autoria com Téo Ruiz. Além disto eles formaram o grupo musical Casca de Nós.
Organizou e idealizou o disco duplo “Leminskanções”, com músicas inéditas de Paulo Leminski e com alguns de seus parceiros, lançado em 2014. Em 2015, este projeto gerou um livro de canções com mais de 100 músicas de Leminski. Neste projeto, dividiu o palco com artistas como Moraes Moreira, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros. Participa do conselho curatorial da exposição “Múltiplo Leminski”, sobre vida e obra de Leminski, que circula o país desde 2013. Também fez a curadoria das exposições “Poeta Alice” e “Meu Coração de Polaco Voltou”.
Téo Ruiz é músico, compositor e produtor atuante. É pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná. Em 2010 concluiu seu mestrado em etnomusicologia na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria musical brasileira e a reconfiguração do setor o tema de sua dissertação.
Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão. Participou de CDs e de vários festivais e eventos de música e poesia pelo país. Em 2006, lançou seu primeiro trabalho musical, o disco Tudo tem Recheio (2006) com a banda Casca de Nós, do qual foi co-produtor. Também idealizou o projeto Independência ou Sorte, um importante evento da cena musical independente.
Em 2006 lançou o livro “Contra-Indústria” em co-autoria com Estrela Leminski. No mesmo ano também lançaram seu projeto musical, com o primeiro disco “Música de Ruiz”. Em 2011, lançaram o disco “São Sons”, considerado um dos melhores do ano pela Revista Embrulhador. Com uma proposta multimídia, o show deste trabalho deu origem ao DVD de mesmo nome, em 2013, e circulou as 5 regiões do país. Após turnês na Europa e nos Estados Unidos, em 2016 preparam seu próximo álbum. Tem parcerias com artistas como Kléber Albuquerque, Alice Ruiz, Makely Ka, Felipe Radicetti, entre outros.
Como pesquisador, publicou diversos artigos sobre a indústria da música em revistas e eventos acadêmicos, além de ser convidado por universidades para palestras e ministrar cursos em eventos como o Festival de Inverno de Garanhuns, Festival de Inverno de Antonina e Festival das Artes de Goiás, além de Sescs em diversos estados brasileiros. Entre 2010 e 2012 foi o Interlocutor Geral do Fórum Nacional da Música, participando de eventos pelo país discutindo políticas públicas para o setor e representando esses músicos em reuniões importantes com associações e poder público.
Como empreendedor e produtor cultural, está a frente de projetos coletivos de música como “Música na Cidade” e “Vozes da Cidade”, além de fazer a coordenação de produção das exposições “Múltiplo Leminski” e “Poeta Alice”. Faz a produção executiva de diversos projetos de lei de incentivo à cultura desde 2005, tanto na esfera municipal quanto federal, além de editais nacionais como Petrobras Cultural e Caixa Cultural.
Em 2016 lançou o livro “A Autoprodução Musical” pela editora Iluminuras, fruto de suas pesquisas sobre a indústria da música e o papel do compositor.
CDs Gravados:
2006-Tudo tem Recheio (Casca de Nós)
2006-Música de Ruiz
2010-São Sons (participações especiais de Rubi, Kléber Albuquerque, Carlos Careqa, Miriam Maria,
Natalia Mallo, Anelis Assumpção, Ceumar, Ná Ozzetti e André Abujamra)
DVD São Sons (participações especiais de Kléber Albuquerque e Bernardo Bravo)
2014-Leminskanções
Rock Poético? Talvez seja a única definição imediata possível. Nomes da nova música brasileira, o trabalho em comum dos compositores Estrela Leminski e Téo Ruiz, que tem a raiz na palavra e a asa no som.
As composições não seguem um padrão de gênero ou rótulos. Lembram os “novos paulistas” quando fazem canção cantaroláveis, mas também estão inseridos em um contexto de compositores curitibanos que transitam entre a letra de música e a poesia. Na sonoridade também nos remetem a algumas experimentações musicais da Vanguarda Paulista, que se destacou nos anos 80 e representa também o início de uma geração de cantautores independentes.
No Brasil já participaram da Feira Internacional de Música de Fortaleza, Empório da Música de Goiânia, Levada Oi Futuro e Festival de Inverno de Garanhuns.
Participaram de projetos especiais como a Coletânea Re-Trato, com versões de músicas dos Los Hermanos organizada pelo site Musicoteca, e na coletânea da revista eletrônica Nego Dito, com quatro parcerias, entre eles com Tatá Aeroplano e Thiago Galego.
Recentemente tiveram canções e parcerias gravadas por artistas como: Leo Minax (Madrid), Ceumar (NL/BR), Iria Braga, Juliana Cortes, Juliana Kehl e Bernardo Bravo.
Integrantes da banda: Estrela Ruiz e Ruiz Leminski -voz, escaleta e percussão /Téo Ruiz- voz e violão/ Dú Gomide-guitarra, violão e vocal /Érico Viensci- baixo/ Alonso Figueroa- teclados e acordeon/ Denis Mariano- bateria
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
http://www.whoisproducoes.com.br/pt/estrela-leminski-e-teo-ruiz/
https://www.reverbnation.com/musicaderuiz
Facebook: https://www.facebook.com/musicaderuiz
Soundcloud: https://soundcloud.com/musica-de-ruiz
Playlist Youtube DVD “São Sons”: https://youtu.be/TvwdR9tHDSA?list=PLm5sWentAZu3PiO53kHkh64d1kKCNIjli

- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am



















