Japão toma medidas para combater a ameaça do Zika vírus. O governo disse, nesta terça-feira, que vai reforçar as medidas para evitar que o Zika vírus se espalhe no Japão, um dia depois de a Organização Mundial de Saúde declarar o vírus, transmitido por um mosquito, uma emergência de saúde pública internacional.
Funcionários dos ministérios da saúde, estrangeiros, de transportes e de ciências concordaram, durante uma reunião, em melhorar a triagem nas instalações de quarentena nos portos e aeroportos, bem como outras medidas de monitoramento dentro do país. O Ministério da Saúde também determinou que os médicos deverão informar os centros de saúde pública sobre os casos diagnosticados.
Eles também observaram a necessidade de aumentar a consciência pública sobre o vírus, antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste verão, pois a doença está se espalhando rapidamente no Brasil e em outros países latino-americanos.
Embora o Zika vírus, geralmente, provoque sintomas leves, incluindo dores de cabeça, febre baixa e dores nas articulações, é suspeito de estar ligado a microcefalia congênita, quando a mãe contrai o vírus durante a gravidez.
“Nós pedimos que as pessoas, especialmente mulheres grávidas, evitem visitar locais onde a doença se espalhou,” disse o Ministro da Saúde, Trabalho e Previdência, Yasuhisa Shiozaki, em uma conferência de imprensa.
O governo vai, rapidamente, designar a doença sob a lei de prevenção a doenças infecciosas e organizar sistemas de inspeção, disse Shiozaki.
O Japão já começou alertando as mulheres grávidas e outros a tomarem medidas contra o vírus, em folhetos e cartazes nas estações de quarentena dos aeroportos, usando a termografia para monitorar a temperatura do corpo de pessoas que chegam da América Latina e de outros lugares, e exortando as pessoas a relatarem se sentirem febre depois de entrar no país.
O governo está agora planejando permitir que estações de quarentena realizem o rastreio do vírus através da revisão de portarias ministeriais do Gabinete. Também irá distribuir reagentes para todas as 47 Províncias, facilitando o teste do Zika vírus.
Não há relatos de pessoas que contraíram o vírus dentro do Japão, embora três viajantes – um homem e uma mulher japoneses que foram à ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa, em 2013, e, um homem que foi para Koh Samui, na Tailândia, foram diagnosticados com o vírus.
Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/national/view/japan-to-take-steps-to-combat-zika-virus-threat
- Japão cria autorização eletrônica para turistas isentos de visto - 25 de fevereiro de 2026 2:31 am
- Sonia Heller lança “Mr. Snow” em carreira solo - 24 de fevereiro de 2026 10:37 pm
- Ex-embaixador britânico é solto após suspeita de má conduta - 24 de fevereiro de 2026 10:24 pm




















