Japão anuncia novas sanções contra a Coreia do Norte. O Japão anunciou novas sanções contra a Coreia do Norte, nesta quarta-feira, pelo seu mais recente lançamento de foguete, incluindo uma proibição total de envios (mercadorias) para o país e proibindo a entrada de norte-coreanos no Japão.
O Japão anunciou as sanções logo depois do Conselho de Segurança da ONU condenar fortemente o lançamento do foguete de domingo, concordando em promover, rapidamente, suas próprias sanções.
“Nós decidimos tomar medidas de sanção firmes”, disse o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe a repórteres, aumentando as medidas que o Japão já tinha contra os testes nucleares e de mísseis da norte-coreanos.
A Coreia do Sul também decidiu suspender todas as operações no parque industrial de Kaesong, executado em conjunto na Coreia do Norte, para punir Pyongyang.
Foi a primeira vez que Seul suspendeu as operações na propriedade, desde que abriu em 2004, como um símbolo da reconciliação transfronteiras.
As novas sanções da Coreia do Sul e do Japão foram tomadas um dia depois que Abe e a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, falaram ao telefone.
Os dois líderes também mantiveram conversas telefônicas separadas com o presidente norte-americano, Barack Obama, para discutir medidas firmes contra a Coreia do Norte em resposta aos recentes testes nucleares e de mísseis, incluindo uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, que traria novas sanções.
As últimas medidas japonesas incluem a proibição da entrada de navios norte-coreanos em portos japoneses e uma proibição total de entrada de cidadãos norte-coreanos no Japão, disse um comunicado do governo.
“Todos os navios norte-coreanos, incluindo aqueles para fins humanitários, são proibidos de entrar nos portos japoneses”, disse o comunicado.
“Navios de países outros países que visitaram a Coreia do Norte também serão proibidos de entrar”, acrescentou.
As medidas também endurecem as exigências de relatórios financeiros para as pessoas que enviam dinheiro para a Coreia do Norte, acrescentou o comunicado.
As medidas trazem de volta e adicionam algumas sanções que o Japão facilitou em 2014, como a proibição de viajar, depois que Pyongyang concordou em voltar a investigar questões relacionadas com cidadãos japoneses sequestrados por agentes norte-coreanos, décadas atras.
“Nós recomendamos, fortemente, que a Coreia do Norte tome medidas positivas para a solução abrangente de várias preocupações, como raptos, testes nucleares e de mísseis, sob uma política de diálogo e pressão e ação-por-ação”, disse o comunicado do governo japonês.
Em 2002, a Coreia do Norte admitiu que tinha sequestrado 13 cidadãos japoneses durante a Guerra Fria, para treinar seus espiões e permitiu que cinco deles retornassem ao Japão, enquanto diziam que oito haviam morrido.
Mas o Japão acredita que dezenas de outras pessoas também foram sequestradas, principalmente nos anos 1970 e 1980, para treinar agentes da Coréia do Norte na língua e costumes japoneses.
O Japão fez várias sanções contra a Coreia do Norte em conformidade com as resoluções das Nações Unidas, tais como o congelamento de bens por grupos e indivíduos ligados ao regime norte-coreano.
Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/politics/view/japan-announces-new-sanctions-against-north-korea
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am
- Dupla The Beard and The Bird lança balada nostálgica - 21 de julho de 2025 5:44 am