Coreia do Norte corta linha de comunicação direta com a Coreia do Sul, em meio a desativação de Kaesong. A Coreia do Norte prometeu cortar as duas linhas abertas de comunicação militar com o Sul, em meio a crescentes tensões após o recente lançamento de um foguete e testes nucleares de Pyongyang.
O comunicado veio depois que Seul suspendeu as suas operações de gerenciamento conjunto no complexo industrial de Kaesong, no Norte.
Kaesong é um dos últimos pontos de cooperação entre as duas Coreias e uma importante fonte de receitas para Pyongyang.
O Norte tem considerado a suspensão das operações pelo Sul “uma declaração de guerra” e designou Kaesong como uma zona militar.
Seul diz que a suspensão é destinada a cortar o dinheiro que o Norte usa no desenvolvimento nuclear e de mísseis.
Pyongyang realizou seu quarto teste nuclear, no mês passado, e lançou um satélite ao espaço no domingo, atraindo a condenação internacional.
A Coreia do Norte já havia cortado as linhas diretas de comunicação militar com o Sul em 2013, mas as reabriu logo depois que as relações melhoraram.
As linhas diretas, que são destinados a neutralizar situações militares perigosas, incluem uma usado pelos militares, e outra usada para se comunicar com o Comando das Nações Unidas em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada. Uma terceira linha direta é mantida pela Cruz Vermelha.

O que é Kaesong?
- Complexo industrial conjunto, estabelecida dentro da Coreia do Norte, em frente à zona desmilitarizada
- Inaugurado em 2004 – é uma fonte de recursos (dinheiro) para o Norte
- 124 empresas operam em Kaesong, incluindo fpabricas de vestuário, têxteis, peças de automóveis e semicondutores
- As empresas sul-coreanas pagam cerca de US $ 100 milhões por ano em salários. Cerca de 54 mil norte-coreanos trabalham lá
- Desligado pela última vez em abril de 2013 – por quatro meses – após os exercícios militares EUA-Coreia do Sul, que irritaram a Coreia do Norte
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35547145
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















