16.7 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/21  7:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão: militares recebem ordens para se preparar para destruir míssil Norte-Coreano

Japão: militares recebem ordens para se preparar para destruir míssil Norte-Coreano. O Japão ordenou suas forças armadas para estarem de prontidão para destruir qualquer míssil disparado pela Coreia do Norte, que ameace o país, informou a imprensa local, no que diz respeito a preparação, por Pyongyang, para o lançamento de um foguete.

O ministro da Defesa, Gen Nakatani, emitiu a ordem, informaram a Nikkei Daily e Kyodo News, depois de relatos de atividades suspeitas no complexo principal de satélites de Pyongyang, aumentando as especulações de que um lançamento poderia acontecer já na próxima semana.

Uma porta-voz do Ministério da Defesa japonês recusou-se a confirmar a notícia quando contactado pela AFP, dizendo que “iria revelar nossa estratégia”.

“Mas estamos tomando todas as medidas possíveis para responder (ao lançamento de um míssil) com o recolhimento de informações dos países em causa”, acrescentou.

A Coreia do Norte está proibida de usar tecnologia de mísseis balísticos por resoluções do Conselho de Segurança da ONU, de modo que qualquer lançamento aumentaria ainda mais as tensões entre a comunidade internacional, há apenas algumas semanas após seu teste nuclear mais recente.

Dois funcionários da defesa dos EUA confirmaram à AFP, na sexta-feira, que não havia atividades em andamento no complexo de satélites Sohae, na Coreia do Norte, que Pyongyang vem atualizando para lançar foguetes de longo alcance, desde 2013.

Seus comentários foram feitos depois que agência Kyodo News do Japão, citando uma fonte anônima do governo, disse que as imagens de satélite mostraram aumento do movimento na Sohae que sugeriria um lançamento, já na próxima semana.

Também na sexta-feira, o chanceler japonês, Fumio Kishida, manteve conversações por telefone com o secretária de Estado Norte-Americano, John Kerry, sobre o possível lançamento.

“Não podemos negar a possibilidade de que a Coreia do Norte vá tomar novas medidas provocante,” disse Kishida a repórteres, acrescentando que ele e Kerry tinham “trocado informações sobre como cooperar a partir de agora”.

O Japão implantou mísseis de defesas terra-ar em 2012, no mesmo ano a Coreia do Norte colocou um satélite em órbita com o foguete Unha-3.

Embora Pyongyang insista que era uma operação puramente científica, o lançamento foi condenado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico disfarçado e resultou em um agravamento das sanções da ONU.

Fonte: Times Live http://www.timeslive.co.za/world/2016/01/29/Japan-orders-military-to-prepare-to-destroy-N.-Korea-missile-reports