Japão revela o X-2, seu primeiro caça stealth. O Japão revelou, nesta quinta feira, seu primeiro protótipo de caça com tecnologia de invisibilidade a radares “stealth”, com teste planejados para o próximo mês.

A agência de aquisição do Ministério da Defesa, apresentou o caça X-2 em um aeroporto regional próximo ao centro da cidade de Komaki, Província de Aichi.

Seu primeiro voo está previsto para meados do mês de fevereiro, antes da entrega para o Ministério da Defesa, até o final de março do próximo ano, disse a agência de aquisição.

O X-2, fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries, mede 14,2 metros de comprimentos e 9,1 metros de largura, foi construído como sucessor do F-2, desenvolvido em conjunto com os EUA.

Atualmente, apenas os Estados Unidos, Russia e China tem, comprovadamente, desenvolvido caças furtivos com sucesso, disse a agência.

O Japão teria gasto cerca de 39,4 bilhões de ienes para desenvolver a aeronave.
O primeiro jato de passageiro, produzido no país, também desenvolvido pela Mitsubishi Heavy, fez seu voo teste em novembro passado, um marco para o país que foi proibido de desenvolver aeronaves depois de sua derrota na Segunda Guerra Mundial.
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
- Navios chineses invadem águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 11 de fevereiro de 2026 11:31 pm
- Akihabara terá lixeiras inteligentes para reduzir descarte irregular - 11 de fevereiro de 2026 11:11 pm
















