Karol Guaitolini: Cantora lança seu disco de estréia DAMA DE PAUS. Karol Guaitolini nasceu em berço musical. Pai pianista e mãe cantora, desde os 4 anos de idade já se apresentava em bailes. Cursou faculdade de comunicação, mas nunca abandonou a real vocação de cantar. Versátil e criativa, Karol criou projetos que abraçaram diversos estilos de música e conceitos artísticos: banda de Pop/Rock, Banda Baile, Black Music, até que em 2009 criou, produziu e dirigiu o ousado projeto entitulado “Eu, Ella e Elis – as divas do Jazz”, onde eram interpretados os maiores sucessos das duas maiores divas da música: Ella Fitzgerald e Elis Regina. Este originou o primeiro cd promocional de Karol Guaitolini, gravado ao vivo.

12079329_510008495842569_5955529513216853658_n

Após ser finalista do Prêmio da Música Brasileira por dois anos consecutivos, a jovem intérprete Karol Guaitolini acaba de lançar seu super aguardado disco de estréia intitulado DAMA DE PAUS. Gravado entre Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia e São Luiz, o álbum é baseado na riqueza rítmica do Brasil, suas vertentes e raízes, com toda influência do jazz e da música afro-brasileira, em meio ao groove, ao Samba e a sonoridades atuais. A cantora contou com uma equipe robusta e não mediu esforços para juntar o que há de melhor no cenário musical brasileiro. A começar pelo produtor musical, Nema Antunes, baixista de Ivan Lins há mais de 15 anos. Por ali passam nomes como João Castilho, Marcelo Martins, Erivelton Silva, Gabi Guedes, entre outros. Na linha dos compositores, estão contemporâneos e baluartes como Altay Veloso e Tunai no repertorio de inéditas. A releitura do disco fica por conta de Boneca de Piche de Ary Barroso, com participação do rapper e ator conhecido pelas sequencias de Tropa de Elite, André Ramiro. As Ganhadeiras de Itapuã também fazem participação especial nesta produção que promete abrir grandes possibilidades à artista. Capa assinada por Fernando Laranja a partir de foto de Yuri Mine com figurinos de Cristina Cordeiro, DAMA DE PAUS é uma verdadeira viagem à música brasileira em sua essência e supremacia. Uma mistura de técnica, popularidade e conceito que torna este trabalho único, eclético e marcante. Sem mais e simplesmente: a sorte está lançada!11218171_483465555163530_876023298671314118_n

DAMA DE PAUS é a estreia da intérprete brasileira Karol Guaitolini. Com arranjos faraônicos de metais e cordas, além de estrutura harmônica expansiva, este é um trabalho variado e extrovertido. Produzido pelo renomado e vencedor do Grammy, o músico baixista Nema Antunes, o disco é resultado mais que positivo da inteiração de grandes músicos do país como João Castilho, Bororó Felipe, Erivelton Silva, Marco Brito, Leonardo Amuedo, Jairo Reis, Cara de Cobra, Gabi Guedes e outros incríveis talentos. Os arranjos são assinados pelo pianista Marcelo Carvalho – diretamente do Maranhão, pelo baiano Yacoce Simões e pelo luxuoso saxofonista fluminense Marcelo Martins.

Então, alinha-se essa equipe de ases a um repertório de primeira, composto por 10 faixas, sendo 1 instrumental, 9 inéditas, 1 releitura e 1 bônus track em espanhol. Neste, compositores contemporâneos, a citar Thiago Miranda e Paulo Djorge – respectivamente autores de “Nega, Nêgo” e “Alquimia” – e também baluartes da música do nosso país, como Tunai e o baixista Kzam Gama que, gentilmente, cederam canções inéditas para a intérprete, sendo elas “Vitrines” e Dama de Paus”, a música que dá nome ao disco. A composição “Rota de Colisão” é de Kiko Continentino e foi gravada pelo percussionista Marco Lobo em seu mais recente disco homônimo. Karol Guaitolini exalta sua personalidade musical interpretando a versão que ganhou letra, escrita por ninguém menos que Altay Veloso. O lendário Bororó Felipe, juntamente com a sua confraria de Goiás, endossam o time com duas canções: “Era Uma Vez” e “Hoje” canções fortes que tendem ao regional e às questões políticas. Em tempo, a faixa “Overture” é uma homenagem a rica Música Instrumental do Brasil e tem autoria e execução assinados por um dos arranjadores, Marcelo Carvalho. Única releitura do álbum, “Boneca de Piche” é um clássico de Ary Barroso gravado por Carmen Miranda e Almirante na década de 30. Aqui, foi repaginada, ganhando uma inusitada e moderna versão. Ainda traz um convidado mais do que especial à faixa.

12108043_511641375679281_4222759766454634133_nFalando em participações especiais, essas ficam por conta de “As Ganhadeiras de Itapuã”, grupo cultural da Bahia contemplado em prêmios de música em âmbito nacional neste ano e de André Ramiro – Rapper e Ator conhecido mundialmente pelo seu papel de “Mathias” nas duas sequências de Tropa de Elite. A qualidade do áudio do disco é de Dênio Braga, responsável pela mixagem do projeto e, finalmente, Vânius Marques, pela masterização.

Com capa e design gráfico criado por Fernando Laranja, respeitado publicitário capixaba, a partir de fotografia do nissei Yuri Mine e figurino de Cristina Cordeiro, DAMA DE PAUS é uma verdadeira viagem à música brasileira em sua essência e supremacia. Uma mistura de técnica, popularidade e conceito que torna este trabalho único e marcante. Trata-se de um álbum debutante, porém a imensa variedade de caminhos vocais e o impacto da expressão de Karol Guaitolini em suas interpretações são maduras e consistentes. Imprimem explicitamente a tremenda força e presença de espírito da cantora, o que eleva sua posição no ranking junto às grandes intérpretes do Brasil de todos os tempos.

DAMA DE PAUS, Karol Guaitolini 2015
Independente (dist. Tratore)
MÚSICA BRASILEIRA – SAMBA – WORLD MUSIC
Disponível no Itunes e demais platafomas digitais.

Radio Shiga by Cleo Oshiro

Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/id1049600764
Facebook: https://www.facebook.com/karolguaitolini
Website: http://www.karolguaitolini.com
Youtube playlist: https://youtu.be/sfRZEobGYlc?list=PL4iK5RgpflvqL5GLUOxn2-djuVWWzlZ8n

Flyer Karol Red

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.