Japão propõe combater alterações climáticas sem sacrificar crescimento econômico

0

O Japão vai combater as alterações climáticas sem “sacrificar o progresso econômico”, disse ontem o primeiro-ministro, Shinzo Abe, após o acordo internacional alcançado no sábado em Paris, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Imagem: Divulgação.

“Vamos atingir (o objetivo) sem sacrificar o nosso crescimento econômico”, disse o governante, em comunicado, divulgado pela agência Kyodo.

Tóquio comprometeu-se a reduzir os seus níveis de emissões registados em 2013 em 26 por cento até 2030.

Abe elogiou o primeiro acordo universal para combater as alterações climáticas adotado na cimeira do clima (COP21), na capital francesa, descrevendo-o como “justo” e sublinhou que o seu executivo aplicará o acordo como um “assunto de extrema prioridade”.

“Vamos aumentar ainda mais a força do Japão (na luta contra o aquecimento global) e continuaremos a desempenhar um papel de liderança na comunidade internacional”, disse Abe.

A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) aprovou no sábado um acordo global vinculativo entre 195 países, desenvolvidos e em desenvolvimento, que se comprometem a caminhar para uma economia de baixo carbono e tomarem medidas para limitarem o aquecimento global da atmosfera até 2100 a 1,5 graus centígrados, em relação aos valores médios da era pré-industrial.

O acordo de Paris vai entrar em vigor em 2020.

Lusa

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.