18 C
Kóka
quinta-feira, 3 julho, 2025 3:05: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tragédia em Mariana: Minas Gerais tem 184 barragens para cada fiscal

Nos últimos quatro anos, cada barragem passível de fiscalização no país recebeu, em média, uma única visita de fiscais do governo federal, segundo o Ministério de Minas e Energia. De acordo com reportagem da Folha de são Paulo, para cada fiscal federal há 124 empreendimentos. Em Minas Gerais, o número é maior: 184 barragens para cada profissional (o Estado só conta com quatro fiscais). Imagens Divulgação.

Segundo o jornal, no ano passado apenas 34% das 735 barragens no estado foram fiscalizadas. Na quinta-feira (12), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, admitiu que a DNPM – autarquia vinculada à pasta – gastou apenas 13,2% do valor previsto em fiscalização. Já o DNPM acusa o governo Dilma de negligência com o órgão.

Fotos de satélite mostram o antes e o depois da tragédia em Mariana (Foto: Divulgação/Globalgeo e a DigitalGlobe)

As barragens de Fundão e Santarém, da Samarco, romperam no dia 5 de novembro, deixando ao menos oito mortos e 19 desaparecidos. Mais de 62 milhões de metros cúbicos de rejeito de mineral foram despejados no meio ambiente, soterrando o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.

O Ibama deve multar a minerador responsável pelas duas barragens, em mais de R$ 50 milhões. Depois de sobrevoar as áreas atingidas na quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou que as multas provisórias à empresa já chegam a R$ 250 milhões. A lama liberada pelas barragens atingiu mais de 100 km de distância e deixou mais de 15 municípios  mineiros e capixabas abastecidos pelo Rio Doce em prontidão.

Comissão

A Câmara dos Deputados instalou uma comissão externa para acompanhar e monitorar os desdobramentos do desastre ambiental. Os deputados visitarão as cidades mineiras de Mariana e Governador Valadares e Colatina, no Espírito Santo, no próximo dia 16.

O deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), um dos membros da comissão, afirmou ainda que apenas 6% das barragens são fiscalizadas pelos órgãos responsáveis do governo federal. “É um número muito pequeno. E mesmo nesses 6% a fiscalização é falha, como provam esses acidentes em série que aconteceram em Minas Gerais.”

Época

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img