18 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  12:04
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão lança seu primeiro jato para passageiros domésticos, para competir com EMBRAER

Japão lança seu primeiro jato para passageiros domésticos, para competir com EMBRAER. O primeiro jato de passageiros domésticos do Japão decolou e aterrizou com sucesso no seu vôo de teste solo, nesta quarta-feira, culminando com uma década de desenvolvimento de um programa destinado a competir com os rivais brasileiros e canadenses no mercado global de aeronaves menores.

A Mitsubishi Regional Jet (MRJ) – desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries-alçou voo da pista de decolagem no aeroporto de Nagoya em 9:35 am e e pousou às 11 horas.

A aeronave, de dois motores, de aproximadamente 35 metros de comprimento, voou suavemente para cima no céu claro, no centro do Japão, disseram os jornalistas da AFP no local.

O plano marca um novo capítulo para o setor de aviação do Japão, que fabricou um avião comercial em 1962, o YS-11 turboprop, que foi interrompida cerca de uma década depois.

O MRJ vai acomodar cerca de 80 passageiros e é visto como competidor de outros fabricantes de jato regional de passageiros, tais como a Embraer do Brasil e Bombardier do Canadá.

As empresas do Japão foram proibidas de desenvolver aeronaves pelos ocupantes norte-americanos, após a sua derrota na Segunda Guerra Mundial.

A Mitsubishi Heavy, um empreiteiro militar, construiu o lendário avião de combate do Japão “Zero” na II Guerra Mundial.

O desenvolvedor se gaba de que o MRJ, uma aeronave de última geração, com mais eficiência  de combustível, vai oferecer mais conforto aos passageiros, com custos operacionais mais baixos, de olho no setor de jatos regionais em expansão.

Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/business/view/1st-japanese-domestic-passenger-jet-makes-maiden-flight