Investimento em imóveis no Brasil. A todos os brasileiros que pensam em retornar ao Brasil e investir em imóveis, é necessário saber algumas informações que poderão ser úteis para atingir suas metas. O website siteimovel.com, conta com milhares de opções para compra, venda ou aluguel, onde poderão encontrar o que procuram, e, caso haja alguma dúvida, entre em contato com o pessoal do site, que os auxiliará.
Hoje estaremos apresentando a matéria “A importância da contabilidade de condomínios”, redigido pelo site siteimovel.com.
Quando falamos em contabilidade e contadores, geralmente pensamos em profissionais calculando as receitas e despesas de empresas. A importância da contabilidade, entretanto, vai além do ambiente corporativo e alcança, por exemplo, condomínios residenciais. Poucas pessoas entendem a importância da contabilidade de condomínios, e nós iremos mostrar alguns dados que comprovam a diferença que um bom contador pode fazer nas despesas do condomínio.
Um condomínio com a contabilidade em dia tende a ser um condomínio onde as cotas pagas pelos moradores se revertem em benefícios e bem-estar para todos. Ter profissionais e um
sistema que controle o pagamento de cotas e as despesas é importante para garantir que o ambiente condominial seja saudável e lúdico.
O sistema de contabilidade para condomínios
Geralmente, os condomínios prestam contas aos condôminos através de um sistema denominado “regime caixa”, que consiste basicamente em registrar os valores recebidos e as despesas. Assim, o condômino sempre sabe qual é o saldo disponível na conta do condomínio.
A contabilidade de condomínios, por outro lado, utiliza dois sistemas: o “sistema patrimonial” consiste em registrar todos os bens, direitos e obrigações que integram o condomínio (patrimônio), enquanto o “sistema econômico” registra as receitas e despesas.
Sem um sistema contábil, o condomínio não possui conhecimento e gerenciamento dos bens imóveis que compõem seu patrimônio, tampouco dos direitos e obrigações para com terceiros. Isso pode trazer toda sorte de problemas jurídicos para o condomínio, e qualquer despesa nesse sentido é invariavelmente dividida entre todos os condôminos.
Principais problemas de um condomínio desorganizado.
Um condomínio sem controle de seu patrimônio e de suas finanças é um condomínio desorganizado, que trará uma série de problemas para os condôminos. Os principais problemas encontrados em um condomínio desestruturado são:
- Gasto de recursos em compras desnecessárias;
- Equipamentos obsoletos;
- Altos índices de inadimplência de cotas condominiais;
- Prestação de serviços caros e ruins;
- Inexistência de orçamento e planejamento.
É importante que o condomínio tenha um suporte jurídico e contábil que possa analisar os contratos fechados, os serviços prestados, a documentação do imóvel e a gestão do patrimônio. Os condomínios devem enxergar esses serviços não como um gasto, mas como um investimento que pode evitar prejuízos maiores no futuro.
Cansado do condomínio? Que tal se mudar para uma casa?
A necessidade de pagar cotas condominiais e de fiscalizar as finanças do condomínio pode deixar muitas pessoas insatisfeitas. Não são todos que aceitam o encargo de participar ativamente da vida do condomínio, sem falar naqueles para quem as cotas mensais representam um considerável peso no orçamento.
Quem está cansado da vida condominial deve considerar a possibilidade de se mudar para uma casa, aproveitando o momento de crise econômica para buscar por boas oportunidades de casas baratas à venda.
No atual cenário de crise, não é difícil encontrar excelentes oportunidades de investimento em imóveis baratos e com boas condições de financiamento. Se você não quer mais pagar cotas condominiais e deseja um lugar maior e mais reservado, pode ser a hora de se mudar para uma casa!
By Sophia Parente – siteimovel.com
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am