Filipinas, “alerta vermelho” após atentado em Paris, diante da cúpula da APEC. As Forças Armadas das Filipinas (AFP) e a Polícia Nacional das Filipinas (PNP), no sábado, elevaram o seu estado de alerta de “azul” para “vermelho” em preparação para a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico – Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC), em Manila, em função dos ataques em Paris, França.
Segundo relatos, mais de 150 pessoas foram mortas nos ataques coordenados em Paris.
O presidente francês, François Hollande, declarou estado de emergência e ordenou o fechamento das fronteiras do país.
“O estado de alerta foi elevado um dia antes do previsto, por uma questão de procedimento padrão a seguir diante de qualquer incidente terrorista internacional, como o ataque terrorista desta manhã em Paris. A AFP e PNP estende suas sinceras condolências às famílias que perderam entes queridos”, disse o porta-voz da AFP Col. Restituto Padilla.
O Diretor-Geral da PNP, Ricardo Marquez, colocou todas as unidades de PNP, em todo o país, em “alerta máximo” para garantir a prontidão das forças policiais para responder a eventuais contingências.
“Recebemos relatórios de mensagens de intimidação que circulam através de redes de mídia social avisando sobre possíveis cenários como os de Paris. Estas mensagens servem apenas para adicionar ansiedade ao público que pode, ainda, levar a histeria e pânico. Por favor desconsidere essas mensagens e comunique imediatamente às autoridades”, disse Marquez.
Marquez, no entanto, esclareceu que a polícia não tem monitorado qualquer ameaça específica ou direta no país.
Em um comunicado, o presidente Benigno Aquino III assegurou que o governo está tomando todas as precauções necessárias e que o PNP está avaliando a situação.
“Não há nenhuma ameaça real registrada neste momento, mas vamos todos estar cooperativos e vigilantes. O Ministério dos Negócios Estrangeiros – Department of Foreign Affairs (DFA) fará a emissão de atualizações sobre a situação em Paris, e tem sido direcionada para prestar toda a assistência necessária aos nossos compatriotas na França,” disse Aquino.
O DFA informou que nenhum Filipino foi afetado pelos ataques na França.
Fonte: Phillstar http://www.philstar.com/headlines/2015/11/14/1521860/red-alert-rasied-apec-summit-following-paris-shooting
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am