Estrangeiros residentes no Brasil têm dificuldades para regularizar estadia

0

Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga são municípios brasileiros da região do Alto Solimões que fazem fronteira com o Peru e a Colômbia e recebem, todo ano, centenas de estrangeiros e inúmeros pedidos de residência temporária.

A residência temporária tem duração de dois anos no país e é determinada através de acordo do Mercosul, com base em estrangeiros que tenham filhos com brasileiros, casamento, união estável ou reunião que envolva brasileiros. As taxas e os valores são fixadas em leis.

Um desses pedidos de residência temporária é do peruano Marco Antônio Gonzales, que vive e trabalha em Tabatinga, no Amazonas, há oito anos e diz ter dificuldades em regularizar sua estadia permanente no país devido aos altos preços das taxas de imigração.

Já o colombiano Oscar Rosales, que também é morador do município, contou que mora em Tabatinga há dois anos e nunca precisou de visto, mas pretende dar entrada nos documentos brasileiros para que possa viajar a outros estados no país.

Em nota, a Polícia Federal ressaltou que realiza constantemente fiscalizações e procedimentos migratórios e todos os estrangeiros encontrados de forma irregular no Brasil são notificados a deixar voluntariamente o país em, no máximo, oito dias, para estadia irregular, e três dias para entrada irregular. Caso contrário, o estrangeiro é deportado conforme a Lei 6.815/80 e o decreto 86.715/81.

O antropólogo de Benjamin Constant Moisés Solimões disse que acha positiva essa relação entre brasileiros e estrangeiros, devido à longa distância das cidades fronteiriças até a capital Manaus. Segundo ele, os peruanos e os colombianos colaboram com muitos produtos agrícolas nas cidades, mas acredita ser necessária uma melhor fiscalização para conter a entrada de produtos ilícitos.

Para solicitar o visto permanente no Brasil, todo documento estrangeiro deverá ser legalizado junto às autoridades consulares brasileiras no exterior. De acordo com as informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça, o pedido de visto de permanência definitiva dever ser apresentado junto com os documentos exigidos perante uma das unidades do Departamento de Polícia Federal mais próxima da residência do interessado. O requerente receberá um protocolo com a sua foto, o qual servirá como comprovante da sua estadia regular no Brasil até que saia a decisão final do seu pedido de visto.

Agência Brasil

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.