Vulcão do Monte Aso, em Kyushu, entra em erupção. O vulcão do Monte Aso, entrou em erupção, emitindo enormes colunas de fumaça e cinzas a 2.000 metros no ar.
A erupção aconteceu nesta segunda-feira, levando as autoridades a proibir a aproximação de pessoas a pelo menos 2 quilômetros da boca do vulcão.
Não há casas dentro dessa área e, até agora, não houve relatos de feridos ou danos.
A rede de televisão NHK citou a polícia local, dizendo que eles fizeram uma evacuação de segurança para as pessoas que estavam no teleférico da montanha, e estavam deslocando outros visitantes para altitudes mais baixas. A polícia ainda está checando se todos os visitantes estão em áreas seguras.
Alguns vôos para a cidade vizinha de Kumamoto foram desviados devido à cinzas lançadas ao ar pela erupção.
A Agência Meteorológica do Japão disse que a erupção expeliu pedaços de rocha vulcânica, fumaça e vapor para o ar. Não ficou claro se havia algum fluxo vulcânico da montanha.
“Isso pode acontecer algumas vezes,” disse Yasuaki Sudo, pesquisador do Aso Volcano Museum, à NHK. “A coisa mais importante é ficar fora da zona de perigo.”
O arquipélago japonês encontra-se sobre o “anel de fogo” do Pacífico e tem mais de 100 vulcões. O Monte Aso teve uma erupção menor em agosto e erupções em 2014 que interromperam o turismo na região.
Durante o verão, as autoridades fecharam parte de uma popular nascente de água quente, a cerca de 80 quilômetros de Tokyo, por causa de temores de uma erupção do Monte Hakone, que fica a sudeste de Monte Fuji.
A erupção em setembro passado de um outro vulcão, o Monte Ontake na região central do Japão, matou 57 pessoas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















