Japão sublinha necessidade de atrair mais mão-de-obra estrangeira

0

Imagem: Divulgação – O plano de política migratória do Japão para os próximos cinco anos, compilado pelo Ministério da Justiça e hoje divulgado pela agência Kyodo, sublinha a necessidade de o país atrair mais mão-de-obra estrangeira, especialmente não qualificada. 

Este plano para a imigração a médio prazo pretende suprir a falta deste tipo de mão-de-obra perante o envelhecimento da população e a grande quantidade de projetos de construção e infraestruturas decorrentes da celebração dos Jogos Olímpicos em 2020, em Tóquio.

O texto defende que “é momento de considerar seriamente” a necessidade de que a sociedade japonesa aceite a entrada no país de estrangeiros que desempenhem trabalhos não qualificados.

O plano representa uma mudança em relação ao delineado anteriormente, em 2010, pelas autoridades do Japão, que apenas conta com cerca de 2% de população imigrante e mantém uma severa política migratória.

No ano passado, o Governo do primeiro-ministro conservador Shinzo Abe já tinha dado luz verde a um plano para fomentar a entrada de mão-de-obra para o setor da construção que poderia duplicar até aos 30.000 o número de trabalhadores estrangeiros neste setor com autorização de residência.

 

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.