Graça Cunha: Uma das belas vozes do programa “Altas Horas”. Graça Cunha é uma intérprete com uma voz afinada e impactante, passeando por vários estilos musicais como o Samba, Bossa Nova, Jazz, MPB entre outros. Sendo de uma versatilidade impressionante, mas nem poderia ser diferente, afinal é uma profissional que na sua trajetória artística atuou em vários musicais e recentemente foi uma das integrantes do espetáculo “na batucada da vida” dividindo o palco com as talentosas Célia e Lucinha Lins. Graça lançou seu novo álbum “Essa é a Graça” e por incrível que pareça ele foi lançado de surpresa, onde contém regravações como “Meu mundo e nada mais” de Guilherme Arantes e “Paralelas” de Belchior, entre tantas outras canções que fizeram parte da playlist de Graça Cunha ao longo da sua história musical. Além de participar do programa Global “Altas Horas” do apresentador Serginho Groisman e da agenda sempre cheia apresentando-se nas melhores casas de shows, Graça tem um trabalho paralelo onde se apresenta com sua companheira de banda do “Altas Horas”, Nanny Soul no show “Divazz”.
Graça Cunha, quando iniciou sua carreira?
Em 1993, como solista no Musical “Noturno” de Oswaldo Montenegro, na Oficina dos Menestréis.
Todo artista costuma ter suas influências artísticas ou musicais. Quais foram as suas?
Tive várias, nacionais e internacionais como: Tom Jobin, Djavan, Chico Buarque, João Bôsco, Marvin Gaye, Stevie Wonder entre outros.
Sua trajetória na carreira musical é extensa, inclusive com grandes nomes da música brasileira?
Durante a minha trajetória, realizei mais de 2000 trabalhos que foram ao ar (entre jingles e locuções para TV, Rádio e Cinema), assim como participações em CDs de artistas de renome, como Rita Lee, Jota Quest, Skank, Paulo Miklos, entre outros.
Participou de algum trabalho no exterior?
Sim. Participei em CDs que foram lançados no Exterior, como “Eletrobossa Nights” (Azul Music) e “Brazilian Divas” (Experience Records, lançado apenas no Japão), e no Brasil, nos CDs “Cartola para Todos” (MCD), ”Um olhar” – Corciolli (Azul Music) e “Rio 58” – Roberto Coelho (MCD).
Sua voz também se faz presente em vários Documentários?
Fiz alguns trabalhos como “Pelé Eterno” em 2004, “Cantoras do Rádio”/2008 e “Fiel, o Filme”- documentário sobre o “Corinthians”, lançado em 2009.
Graça, quando começou a fazer parte da Banda do Programa “Altas Horas” do Apresentador Serginho Groisman?
Em setembro de 2005.
Quando gravou o primeiro CD?
Foi em 2007, quando lancei meu primeiro CD Solo “De Virada”, pela Gravadora Azul Music. Com este álbum, fui indicada ao Grammy Latino em 2 categorias: Melhor CD de MPB e Artista Revelação. Também recebi uma honrosa crítica de Nelson Motta pelo meu trabalho, no Programa “Sintonia Fina”, que ia ao ar pela Rádio Eldorado FM.
Quais foram os álbuns que lançou a seguir?
“Tiro de letra”foi lançado em dezembro de 2011, e em março de 2012 iniciei minha turnê de shows pelo Brasil, “Vinícius Cheio de Graça”/ 2013 e “Recordando Caymmi” em 2014.
Graça, você fez parte do elenco do famoso musical “Hairspray”. Qual era seu personagem?
O Musical estreou em julho de 2009, sob a direção do aclamado artista Miguel Falabella, no qual fiz o papel da ‘Motormouth Maybelle’, interpretado no Cinema pela atriz e cantora Queen Latifah. A temporada se encerrou em junho de 2010 e foi um grande sucesso de crítica e público com mais de 300.000 espectadores.
No mesmo ano participou de um outro musical?
Em agosto de 2010 participei do musical “Rockshow” no teatro do Clube A Hebraica, com direção de Hudson Glauber e faço parte da Oficina dos Menestréis onde canto nos musicais “Tempo da flor “ e “Noturno”.
Você faz parte do livro “Solistas dissonantes – história (oral) de cantoras negras” que foi lançado em 2009 e escrito por Ricardo Santhiago. Quem mais esta nele?
O Ricardo Santhiago é um mestre em história social pela USP e várias cantoras fazem parte desse livro como: Alaíde Costa, Rosa Marya Colin, Zezé Motta, Eliana Pittman entre outras.
Para encerrar, tem algum recado para os fãs e admiradores do seu trabalho?
Gostaria de comunicar que todos os meus álbuns estão disponíveis no Spotify e Deezer Rádio e quanto aos vídeos do EP “Essa é a Graça”, estou postando aos poucos no yotube.
Da Redação by Cleo Oshiro
Website: http://www.gracacunha.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/GracaCunhaFanpage
Facebook: https://www.facebook.com/divazztriovocal
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am























